PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 23ª SUBSEÇÃO DE CAMPO VERDE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Artigo | mais artigos

A CAA-MT na defesa do direito da mulher

Data: 08/03/2021 16:00

Autor: Ítallo Leite

imgO que mais nos remete ao 8 de março é a luta em defesa dos direitos das mulheres. A defesa na reivindicação de seus espaços e na consolidação dos direitos que buscam a tão esperada isonomia para com as mulheres na sociedade.
 
Nesta árdua luta, afora a militância que cumpre seu papel identitário, no dia a dia, nas causas que buscam a reparação de danos, sejam eles individuais ou histórico-estruturais, temos a mulher advogada, aquela que tem a luta pela efetivação dos direitos na sua profissão.
 
E como sociedade eivada de percalços históricos, temos que prover estruturas que possibilitem a essas profissionais a luta pela causa, por cada causa, de cada pessoal.
 
Na Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) temos também essa missão. É nosso trabalho lutar e continuar lutando para oferecer estruturas condignas a essas profissionais que, antes da advocacia, são mulheres em sua essência. Elas, que trazem a luta aguerrida no seu DNA, emprestam à profissão a garra para defender direitos e reparar danos; a sensibilidade para tratar de cada caso como se fosse a causa da sua vida.
 
Mas assim como a sociedade, que precisa seguir em construção para restaurar uma estrutura que, por muito tempo, perpetuou a desigualdade de gêneros, as entidades de classe também devem assumir tal responsabilidade.
 
E na advocacia não poderia, em momento algum, hipótese nenhuma, ser diferente. É nosso dever, no papel da assistência à advocacia, desenvolver e oferecer mecanismos que permitam à mulher profissional ter as devidas condições para desenvolver seu trabalho e, por meio dele, desenvolver e desenvolver-se na sociedade.
 
Buscamos, nestes anos, na CAA/MT, caminhar neste sentido e ampliamos o prazo para o exercício do direito à licença maternidade, nos dedicamos à saúde e ao bem-estar da mulher, tanto no âmbito do exercício da advocacia, quanto no pessoal.
 
Foram só nestes anos que trouxemos para o mundo da advocacia mato-grossense elementos que já deveriam estar no dia a dia da sociedade há décadas, ou desde sempre. São pequenos passos, como a instalação de trocadores nos banheiros masculinos, reconhecendo a responsabilidade de ambos os gêneros nos cuidados com a criança e reafirmando à sociedade que tal responsabilidade não deve ser um fardo para a mulher, mas sim seu direito de escolha. São as vagas preferenciais para que gestantes e lactantes possam exercer plenamente suas atividades sem que isto seja um senão. São passos de uma longa caminhada.
 
E quem abre este caminho são as mulheres. Nossa diretoria é composta por elas, que têm voz ativa - de fato e de direito - e lideram essa caminhada. Mas é papel de nós, homens, caminharmos juntos e carregarmos as pedras no meio desse caminho.
 
Para as mulheres que defendem os direitos das mulheres, que defendem os direitos de uma sociedade justa, mais que nossas homenagens, rendemos o nosso trabalho e dedicação.
 
 
* Ítallo Leite é advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT)
WhatsApp