PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 23ª SUBSEÇÃO DE CAMPO VERDE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Artigo | mais artigos

Nós, os esteios

Data: 10/03/2021 16:23

Autor: Juliana Zafino I. Ferreira Mendes

imgFalar sobre os desafios de uma mulher em conciliar os diferentes papéis que precisa desempenhar na sociedade não é novidade nenhuma. Todas nós sabemos disso muito bem e na prática. Vivenciando esses desafios de conciliação dos vários papéis, relembrei de uma conversa com o meu avô. O “Seu” Armênio era brincalhão, meio bruto e sem meias palavras, mas ao mesmo tempo e do seu jeito, acolhedor. 
 
Certa vez ele me disse que a mulher era o esteio da casa e que eu deveria me lembrar disso. Na minha imaturidade e pensamento rebelde, concluí naquela época que meu avô estava imaginando a minha vida dedicada apenas à casa e aos filhos, que eu ainda nem os tinha (nem a casa, nem os filhos). Com o passar dos anos e sem me lembrar da conversa com o meu avô, passei a ser a figura de apoio e confiança aos meus filhos, ao meu marido, sem contar que além da casa, marido e filhos, eu também tinha um escritório, clientes, amigos, colaboradores, família.
 
Muito além do estereótipo negativo ou reducionista que possa ter ou parecer, cada olhar passa pela lente de suas crenças e de seus julgamentos; na minha, percebi que o alicerce é a parte mais forte e importante de uma construção e quem sabe era exatamente isso que “Seu” Armênio estava falando? Mas em nossa capacidade de conciliar, podemos também edificar, crescer, desenvolver.
 
Neste mês em que comemoramos o Dia das Mulheres te pergunto: qual o seu papel no mundo? E ouso te responder que em algum momento você desempenhará o papel de esteio. Antes que me critiques como eu ao meu avô, digo que esta palavra no dicionário quer dizer amparo, sustentáculo. Pode ser que você já seja o esteio financeiro, afetivo, estratégico, operacional, logístico, intelectual e sei lá quantos outros possam existir, você tem e terá sempre o meu respeito. 
 
Nesses tempos de pandemia, percebemos que também nos tornamos esteio umas das outras, compartilhando experiências, muitas vezes dolorosas, trágicas, acolhendo, incentivando, auxiliando, buscando saber como a outra está, sendo o apoio em nós e para nós, cuidando dos filhos ou fazendo compras para aquelas que necessitam, ou simplesmente fazendo uma oração ou emanando vibrações positivas. 
 
Descobrimos ainda que podemos ser o nosso próprio esteio quando ninguém o fizer e nos permitir receber apoio quando precisar. Tempos difíceis, tempos de transformação, de autotransformação, mas também de cooperação, de solidariedade, de sororidade.
 
Na carreira e no trabalho, quantas de nós são este alicerce, a ponta firme da empresa ou do escritório? Mesmo com todos os desafios de home office, ou o constante receio e risco de nos contaminarmos nos trabalhos presenciais, ainda assim avançamos, lindas, arrumadas, ou descabeladas e não maquiadas. Perseveramos.
 
E apesar de tudo que passamos, ainda estamos aqui e sempre estaremos, com reconhecimento ou não, no sucesso ou no fracasso, na reconstrução e no crescimento, sendo esteio, nem que seja o nosso. Por isso a minha homenagem, respeito e reverência é a você, mulher esteio, que detém a força, o poder, a liberdade e representatividade, que pode escolher restringir ou expandir, de acordo com a sua vontade, com a nossa vontade.
 
* Juliana Zafino I. Ferreira Mendes é advogada em Cuiabá-MT
 
WhatsApp