Acesso a presídios e outros pleitos são apresentados pela OABMT à Secretaria de Justiça

10/06/2011 18:00 | Reunião
    A garantia de cumprimento de alvarás de soltura e da liberação da entrada de advogados nos presídios nos fins de semana foram temas de reunião realizada nesta sexta-feira (10 de junho) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado.

O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, foi acompanhado do vice-presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT, Luiz da Penha, da secretária geral, Giselle Jovelina Dias de Carvalho, do presidente da Escola Superior de Advocacia e também membro da Comissão de Direito Penal e Processo Penal, Ulisses Rabaneda dos Santos.

Ao secretário Paulo Inácio Dias Lessa, foram relatadas as dificuldades dos advogados no cumprimento dos alvarás de soltura, em especial quanto ao impedimento da entrada dos profissionais nos presídios nos sábados e domingos. O secretário se comprometeu em realizar estudos para a liberação, buscando aperfeiçoar o cumprimento dos alvarás judiciais.

A necessidade de instalar salas para advogados nos presídios também foi apresentada pelo presidente da OAB/MT, reafirmando o pedido já enviado via ofício à Sejudh/MT esta semana. Cláudio Stábile demonstrou a Lei Federal nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia) e a Lei Estadual nº 5.530/89, que garantem esse direito e que não tem sido cumprido no Estado. Esse mesmo pleito foi enviado à Secretaria de Segurança Pública do Estado e à Diretoria da Polícia Judiciária Civil.

Também foi protocolizado em mãos um ofício ao secretário de Justiça pugnando pela retirada de placas com avisos e comunicados ostensivamente fixados em seus átrios e murais referentes ao artigo 331 do Código Penal, definido como crime de desacato a autoridade. Esses manuscritos constrangem e intimidam o cidadão de boa-fé no exercício de seus direitos por ter um tom ameaçador e, de forma velada, tolher o direito de opinião e expressão. Muitos têm receio de reclamar do atendimento por medo de represálias.

O secretário Paulo Lessa se dispôs a estudar e tomar providências quanto aos os pleitos da OAB/MT e colocou-se à disposição para qualquer emergência que venha a ocorrer durante o plantão do TDP. O celular para os advogados denunciarem abusos de autoridade ou quaisquer violências às suas prerrogativas junto ao Tribunal de Defesa das Prerrogativas é: (65) 9239-1000.

Lídice Lannes/Luis Tonucci