 
                            
                            Foto: Fotos da Terra
                            
                         
                        
                     
                    
	
		
			
				| 
						    A presidente da Comissão de Infância e Juventude, Tatiane Magalhães, colocou a OABMT à disposição para atuar como parceira da Associação Espinha Bífida para intermediar acordos com a Secretaria de Saúde do Estado, bem como a Prefeitura de Cuiabá, a fim de buscar meios de garantir materiais e sondas necessárias para amparar as famílias carentes. A parceria foi confirmada no último sábado (10 de outubro), durante a festa alusiva ao Dia das Crianças oferecida pela CIJ.  
						  |  | 
		
	
	     
	
		
			
				| 
						    “A festa foi um sucesso, mas a realidade desses pacientes é muito triste e eles precisam de ajuda. As crianças e adultos portadores de espinha bífida usam fraldas e sondas para tirar a urina da bexiga e, caso não tirem, pode causar infecções. A doença é séria e as famílias sofrem sem a ajuda dos órgãos governamentais. Cada criança e adulto usa 170 fraldas e 170 tubos por mês. Como são humildes, as mães não têm dinheiro para comprar. Muitas usam lençóis, o que acaba gerando feridas nas crianças”, observou Tatiane Magalhães.  
						  |  | 
		
	
	     
	
		
			
				|  | 
						    No sábado, a Comissão de Infância e Juventude realizou um dia especial para as crianças com direito a carrinho de pipoca, picolé, cachorro quente, refrigerantes, bolos, algodão doce e muitos presentes. “A tia Hanna com seus integrantes (personagem Peppa) compareceu no evento e certamente foi o momento mais emocionante da festa, sendo que as crianças choraram ao ver a Peppa e pulavam de alegria em suas cadeirinhas de rodas. A Comissão de Infância e Juventude busca desenvolver trabalhos sociais em prol das nossas crianças, bem como tem o dever de zelar e proteger as crianças e adolescentes de todo tipo de violência, abusos, maus tratos, enfim, visamos defender as crianças de topo tipo de violações de direitos”, observou. 
						  | 
		
	
	     
	    A advogada voluntária e membro da Comissão, Aline Cristina Maehler, que também participou da ação no último sábado, elogiou a parceria diante das necessidades mensais da instituição. “Todos fazem uso contínuo de remédios, fraldas e sondas e temos muita dificuldade. No Governo passado não conseguimos nada e neste, estamos sendo atendidos, mas ainda não avançou muito. Temos uma grande expectativa que, com o reforço da CIJ, conseguiremos melhorar o atendimento. Muitos vêm fazer exames ou passam por Cuiabá para tratar em outros estados e nós os acolhemos. A Associação é um ponto de apoio, assim priorizamos as famílias mais pobres para doar os materiais”, observou. 
	 
	Estrutura
	 
	    A presidente da Comissão da OABMT, explicou que a Associação Espinha Bífida atendem 170 pessoas de Mato Grosso (crianças e adultos) que possuem uma grave anormalidade congênita do sistema nervoso que desenvolve nos dois primeiros meses da gravidez representando um defeito na formação do tubo neural. “Quando as crianças nascem, a coluna vertebral não fecha totalmente ocorrendo paralisia, tanto é que a maioria das crianças é cadeirante ou usa talas e muletas. Os problemas causados pela espinha bífida são a rigidez e dor na coluna; dor e fraqueza nas pernas; dormência na perna e nos pés; deformidade na coluna, pernas, pés; e, quando não diagnosticado no início, na cabeça (aumento do crânio), além de incontinência renal”, finalizou. 
	 
	    Os interessados em colaborar com a Associação podem ligar no período da tarde no telefone (65) 3663-3745.
	 
	 
	Fotos: Fotos da Terra
	 
	 
	Assessoria de Imprensa OAB/MT
	imprensaoabmt@gmail.com
	(65) 3613-0928/0929
	www.twitter.com.br/oabmt
	www.facebook.com.br/oabmt
	www.facebook.com.br/oabmatogrosso