OAB/MT reafirma defesa de advogados da área previdenciária em Rondonópolis

23/02/2011 15:00 | Advocacia
    A reunião da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso na sede da Subseção de Rondonópolis foi considerada extremamente produtiva pelo presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro. O encontro reuniu os advogados da área previdenciária e foi reafirmado o compromisso da Seccional em defendê-los em seus direitos de contratarem livremente os honorários advocatícios, sem a interferência ilegal de autoridades que não tem legitimidade para imiscuir-se na relação entre clientes e advogados.

A OAB/MT já adotou todas as medidas necessárias para a defesa das prerrogativas profissionais dos advogados da área previdenciária, em especial, os que estão sendo alvo de ação civil pública na Subseção da Justiça Federal da cidade, cujo objeto é impedir os advogados de serem contratados nas ações impetradas no Juizado Especial Federal ou limitar os honorários em 20%.

A programação de visita da Diretoria da OAB/MT, da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior da Advocacia, em Rondonópolis, seguiu no período noturno. O auditório da Câmara Municipal ficou lotado. Cláudio Stábile relatou as ações já realizadas em prol da advocacia e da sociedade e salientou o compromisso da OAB/MT em apoiar o advogado para enfrentar os desafios do processo digital.

“A OAB/MT está reformulando o seu sistema de informática, atualizando os dados cadastrais, adquirindo novos equipamentos para a Seccional e Subseções, para que possa oferecer cursos de capacitação dos advogados e estagiários para a Justiça Digital e para que as Subseções possam também estar preparadas para prestar serviços ao advogado nesta área”, consignou. Em Rondonópolis, foram entregues computador e impressora ao presidente da Subseção Adalberto Lopes de Souza.

Foram ministradas palestras sobre a Reforma do Código de Processo Civil e Reforma do Código de Processo Penal, pelo advogado Welder Queiroz dos Santos e pelo presidente da ESA, Ulisses Rabaneda dos Santos, respectivamente. O delegado da Caixa de Assistência, Marco Aurélio de Toledo, ressaltou que o evento superou todas as expectativas devido a adesão em massa dos profissionais da região, em especial porque os temas foram solicitados pelos próprios advogados.

Além das palestras, foram assinados dois contratos de convênio com uma empresa de turismo do município e com uma multinacional fabricante de produtos de informática. O vice-presidente da CAA, Eduarti Fraga, sublinhou que "o sucesso desse encontro em Rondonópolis vem reforçar o projeto de interiorização que adotamos a frente da Caixa de Assistência".

Também estavam presentes o vice-presidente da OAB-MT, Mauricio Aude, o vice-presidente da comissão de Meio Ambiente, Bathilde Jorge Moraes Abdalla, o conselheiro federal, José Antonio Tadeu Guilhen, o conselheiro estadual, Duílio Piato Junior, o presidente da Subseção, Adalberto Lopes e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da CAA/MT)