Pleno da OAB-MT marca primeira reunião do ano com homenagens a profissionais

22/02/2018 17:29 | 2018
Foto da Notícia: Pleno da OAB-MT marca primeira reunião do ano com homenagens a profissionais

A primeira reunião do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) de 2018, ocorrida nesta quinta-feira (22), foi marcada pela emoção em virtude das homenagens feitas a duas mulheres que prestaram serviço à advocacia do Estado ao longo da vida profissional. O momento foi de destaque para integrantes da advocacia pública, como procuradores e defensores públicos, que devem, nas palavras do presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, sentir-se representados e acolhidos pela Ordem.

“No momento ainda da campanha, sentia que a advocacia pública era um tanto quanto afastada da Ordem. Nós, naquele momento, tínhamos o compromisso de fazer com que a OAB fosse de toda a advocacia de Mato Grosso, tanto a privada, composta pela maioria aqui, como pelos da advocacia pública. A homenagem de hoje representa também o acolhimento a toda a advocacia pública no seio da nossa instituição”, dirigiu-se aos procuradores e defensores públicos presentes na reunião o presidente da OAB-MT.

Como procuradora do Estado aposentada, Maria Luiza Vidal da Fonseca Castro Reis, conhecida como “Paixão”, foi a primeira homenageada da reunião. Ela também exerceu as funções de técnica de controle externo no Tribunal de Contas de Mato Grosso, defensora pública e ainda atuou na militância classista da advocacia, como conselheira estadual na gestão de então presidente Rubens de Oliveira e como diretora-tesoureira da gestão do ex-presidente Ussiel Tavares. Seu ingresso na Procuradoria Geral do Estado foi em 1986.

“A Maria Luiza faz parte da história da PGE (Procuradoria Geral do Estado) e que bom que a OAB está fazendo esta homenagem. Aqui tem ao menos três novos procuradores. A gente entra na instituição sem saber da sua história e a Maria Luiza ajudou a construir essa instituição”, declarou a conselheira federal da OAB-MT e procuradora-geral do Estado, Gabriela Novis Neves.

A homenageada, conforme histórico apontado por todos que se manifestaram na solenidade, construiu a carreira como procuradora com base na simplicidade na forma como acolheu a população.  “Nunca, em toda essa história, a Paixão deixou de atender qualquer pessoa, da mais simples a mais graduada, sem que fosse com um sorriso e com uma simplicidade”, acrescentou Leonardo Campos.

“Meu pai deve estar muito orgulhoso de mim, porque me ensinou tudo de simplicidade na vida, mas com muita dignidade. Foi suave que eu cumpri com o meu dever. Fiz tudo que pude e continuo apaixonada pela PGE”, comentou Maria Luiza Castro Reis.

Via de mão dupla – A segunda homenageada da reunião foi a ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região, a desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes. Ela deixou a presidência em dezembro passado, depois de enfrentar o período de corte de orçamento da Justiça do Trabalho, quando, conforme mencionou, contou o tempo todo com o apoio da OAB-MT.

“Sempre tratamos nossas questões numa via de mão dupla. Mas confesso que o Tribunal demandou muito mais a mão da OAB. É impressionante como esta Casa sempre respondeu com agilidade. Por isso, também faço minha declaração de amor à OAB. Aqui, sempre encontrei as portas abertas, e posso afirmar que a experiência da advocacia é que faz a diferença diante dos tribunais”, declarou a magistrada, que advogou por 27 anos antes de ser nomeada desembargadora pelo quinto constitucional.

O presidente da OAB-MT lembrou que a magistrada conduziu o TRT durante um dos momentos mais difíceis para o órgão. “A amiga Beatriz sempre demonstrou para a OAB uma via estreita de mão dupla e, mesmo diante das dificuldades, não mediu esforços para atender os pleitos da advocacia do nosso Estado”, finalizou.

Ambas as homenageadas receberam placas da OAB-MT de reconhecimento pelo serviço prestado à advocacia.