Tesoureiros das subseções da OAB-MT destacam ação de vanguarda da seccional

08/10/2019 13:37 | Gestão
Foto da Notícia: Tesoureiros das subseções da OAB-MT destacam ação de vanguarda da seccional

Foto: George Dias/ZF Press

img   Representantes das 29 Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) estiveram em Cuiabá na última sexta-feira (04) para participar do II Colégio de Diretores Tesoureiros da gestão 2019/2021. Com a presença do diretor tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Noronha, os gestores destacaram a ação de vanguarda da OAB-MT, que saiu à frente das demais seccionais do país ao implementar, ainda neste ano, a prestação de contas que passa a ser obrigatória a partir de 1º janeiro de 2020.

De acordo com o diretor tesoureiro da OAB-MT, Helmut Flávio Preza Daltro, o encontro foi extremamente produtivo, especialmente pelo fato de que nesta segunda edição foi possível aliar a teoria e a prática da prestação de contas, que sintetizam num documento a verdadeira finalidade e atribuição do diretor financeiro.  Na oportunidade, segundo ele, também foi apresentado o relatório individualizado de cada subseção, cujas informações conferem transparência nas ações financeiras e levam orientações de como moldar e modular o fluxo financeiro.

img   “Conseguimos reunir a maioria dos tesoureiros das subseções com ações e orientações práticas, trazendo exemplo do que é permitido pelos normativos expedidos pelo Conselho Federal e do que precisa, necessariamente, ser evitado, já que a partir janeiro teremos a vigência do Provimento 185, que trouxe uma alteração substancial no controle da gestão financeira do Sistema OAB. Estamos tranquilos quanto a nova roupagem da prestação de contas e, por isso, adiantamos a cobrança nos moldes do provimento, até mesmo para preparar todos os gestores para esse novo momento de austeridade, de economia, mas, principalmente, de transparência com os valores advindos da advocacia”, pontuou Helmut Flávio Preza Daltro.

Tesoureira da 17ª Subseção de Sorriso, Carla Alexandra Guerra ressaltou que o evento, além de esclarecedor, foi enriquecedor. “Para nós, que estamos iniciando a prestação de contas, é muito importante essa explanação e ver na prática como funciona. Mais uma vez a seccional de Mato Grosso está sendo vanguardista, já é o segundo colégio de tesoureiros e voltamos para nossas subseções com ideias novas, motivados e ainda mais empenhados no nosso trabalho”.

Para Lussivaldo Fernandes de Souza, tesoureiro da 4ª Subseção de Diamantino, foi possível perceber, numa comparação entre a primeira e a segunda edição do colégio, que muitas dúvidas já haviam sido sanadas e o trabalho vem sendo aperfeiçoado.

“Esses encontros são muito produtivos, especialmente porque a partir de primeiro de janeiro a prestação de contas passará a ser obrigatória. Quero parabenizar nossos gestores por nos oportunizarem esse aprendizado, para voltarmos para o interior levando estas informações e correspondermos com a prestação de contas da nossa seccional para o Conselho Federal”, declarou.

img    Segundo Marília Crestani, tesoureira da 27ª Subseção de Vila Rica, embora a prestação de contas já venha sendo feita há alguns meses, muitas dúvidas ainda persistiam. “Esse evento supriu bastante nossas necessidades, até sobre como lidar com a prestação de contas também, para repassarmos aos demais membros das diretorias das subseções também, pois é uma novidade, nas gestões anteriores não tinha, e tudo que é novo é complicado, temos que nos adaptar”.

Tesoureiro da 10ª Subseção de Tangará da Serra, Nairon César Diniz de Sousa ratificou o dito pelos colegas e acrescentou a importância do alinhamento de informações.