10/12/2019 16:00 | Semana da Consciência Negra
Foto da Notícia: Comissão da OAB-MT leva conhecimento e reflexões sobre igualdade racial a jovens aprendizes

img    Com a finalidade de levar conhecimento e reflexões sobre questões relacionadas à promoção da igualdade racial a jovens aprendizes, a Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou, em novembro, da Semana da Consciência Negra promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) na Faculdade de Cuiabá (FAUC) e na Faculdades Evangélicas Cantares de Salomão (Feics).

Leonardo do Prado Gama, que dissertou sobre a discriminação racial e o mercado de trabalho, classificou a experiência como significativa, principalmente pelo fato de que os jovens que ali estavam já estão inseridos ou estão entrando no mercado de trabalho, por meio do programa Menor Aprendiz. “Foi maravilhoso, houveram diversas participações e troca de vivências”.

Membro da comissão, Rebecca Kerina Soares falou sobre desigualdade racial, genocídio e encarceramento da juventude negra. “Foi incrível perceber que eles tinham plena ciência do que eu estava falando, desta problemática, e alguns deles - talvez até a maioria - sofrem na pele essa desigualdade, inclusive, com relatos de perseguições por seguranças de estabelecimentos comerciais ou enquadradas excessivas da polícia, sem justificativa plausível”.

Também participaram do evento a vice-presidente da comissão, Naryanne Cristina Ramos Souza, que abordou a equidade de gênero e feminismo negro, e as advogadas Bianca do Prado Pinto e Joalene de Oliveira Araujo, que falaram sobre o reconhecimento da identidade negra.

De acordo com o presidente da comissão, Aurélio Augusto Gonçalves da Silva Júnior, a participação em eventos como esse é de fundamental importância. “Atualmente, temos buscado construir a ocupação dos espaços de poder, espaços de fala para demonstrar a importância da luta antirracista, mesmo que sigam criando novas técnicas de opressão, nós seguimos buscando novas estratégias de resistência e superação”.