Caravana "Ao encontro da advocacia" encerra terceira edição com atividades em Mirassol e Cáceres

21/06/2021 14:00 | NA REGIÃO OESTE
Foto da Notícia: Caravana 'Ao encontro da advocacia' encerra terceira edição com atividades em Mirassol e Cáceres

Foto: oab

imgApós percorrer mais de 1300 quilômetros, mobilizando a advocacia da região Oeste do estado, a caravana "Ao encontro da advocacia" encerrou sua terceira edição na tarde da última sexta-feira (18), em Cáceres. Pela manhã, a comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) esteve em São José dos Quatro Marcos, debatendo temas referentes aos desafios do exercício profissional da advocacia de Mirassol D'Oeste e região.

O presidente da OAB-MT comemorou o sucesso da edição e reforçou a importância de estar ao lado da advocacia, ouvindo os colegas e conhecendo de perto a realidade das subseções. "Estar presente no interior não é obrigação, é um prazer. Realizamos visitas às subseções desde 2016 e nesta gestão, ainda que impedidos em alguns momentos pelas restrições da pandemia, não deixamos de estar presentes. Encerramos mais esta etapa cansados, mas revigorados por toda a troca que tivemos esses dias", afirmou o presidente.

img

Em São José dos Quatro Marcos, a prefeitura recebeu a comitiva da OAB e declarou, por meio do decreto nº95/2021, os representantes da Seccional como Hóspedes Oficiais do município. “A OAB não se limita à defesa da advocacia, mas exerce função social de grande importância. Por isso, registro nossa alegria por recebe-los”, declarou o prefeito Jamis Silva Bolandin em visita ao evento. No primeiro dia da caravana, a Prefeitura de Comodoro, por meio do decreto nº 41/2021, também declarou a diretoria da Ordem como hóspedes oficiais da cidade.

O presidente em exercício da 7ª Subseção de Mirassol D'Oeste, Anatoly Hodniuk Júnior, agradeceu a presença da comitiva e destacou a importância dessa proximidade com a gestão da Seccional. “Antes nós não tínhamos espaço, mas com ações como essa, nos sentimos, de fato, parte da OAB-MT. Nossa subseção só cresce, hoje já somos quase 300 inscritos e vemos nossas demandas serem atendidas e nossas vozes ganhando cada vez mais relevância na instituição”, completou.

Já o presidente da 3ª Subseção, Fabio de Sá Pereira, reforçou a proximidade e o alinhamento entre a diretoria da subseção e a gestão estadual. “Agradecemos pela visita, que é muito importante para a advocacia local, e pelo apoio que recebemos em todos os pleitos que fazemos junto à Seccional. Um grande exemplo disso é a reforma de nossa sede, um compromisso assumido com advocacia cacerense que, mesmo diante do cenário adverso que passamos, está sendo cumprido”, explicou Fábio.

Ao encerrar as atividades da caravana, a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, chamou atenção sobre a essencialidade do trabalho da Seccional e seu impacto direto no exercício profissional diário de todos os advogados do estado. “A OAB- MT está aqui, sempre presente e atenta e está trabalhando diariamente por todos. Se hoje temos, apesar da pandemia, condições de prestar nosso serviço, com acesso aos magistrados, prédios do Judiciário abertos, soluções remotas para os tempos de crise, é por conta da força de nossa instituição. Nosso desafio e nossa luta diária é para que, mesmo nesse estado de crise sanitária, sejam garantidas as nossas prerrogativas”, concluiu Gisela Cardoso.

Balanço – Em sua terceira edição, a caravana “Ao encontro da advocacia” percorreu 1.320,9 km e visitou quatro subseções da OAB-MT: a 26ª Subseção de Comodoro, a 15ª Subseção de Pontes e Lacerda, a 7ª Subseção de Mirassol D'Oeste e a 3ª Subseção de Cáceres. As atividades contaram com a participação de mais de 200 profissionais da advocacia local, seguindo todas as normas de biossegurança necessárias.

Também participaram das reuniões o diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro; a conselheira federal e presidente da Comissão Nacional de Direito. Ambiental, Ana Carolina Barchet; os conselheiros estaduais da OAB-MT Adriana Tanssini, Alinor Sena Rodrigues e Gustavo Tostes Cardoso; a equipe da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), composta pelo presidente Ítalo Leite, a secretária-geral Clarissa Lopes, o secretário-geral adjunto Fabrício Pavan, o tesoureiro Leonardo Vergani e as diretoras Martha Caovilla e Roseni Farinaceo. Além disso, estiveram presentes os presidentes das comissões temáticas de Defesa dos Direitos dos Animais, Glaucia Amaral; dos Juizados Especiais, Munir Salomão; de Defesa dos Honorários Advocatícios, Max Ferreira Mendes; de Políticas sobre Drogas, Nestor Fidélis; e da Jovem Advocacia, Pedro Marques.

Mel Mendes

Instagram @oabmatogrosso