Março de 2024 | Ver mais

Caravana da OAB-MT reúne com a Advocacia no Araguaia

24/07/2021 08:00 | AO ENCONTRO DA ADVOCACIA
Foto da Notícia: Caravana da OAB-MT reúne com a Advocacia no Araguaia
imgEm mais uma viagem ao interior do Estado, a caravana “Ao Encontro da Advocacia”, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), foi muito produtiva, desta vez sendo recebida em seis cidades da região do Araguaia.

A visita começou por Vila Rica e Confresa, no dia 21, passando por Canarana e  Nova Xavantina, no dia 22, e encerrando com grande evento em Água Boa e Barra do Garças, no dia 23. Um momento importante para dialogar com a advocacia e fazer a prestação de contas.

O primeiro encontrou foi em Vila Rica. "Aqui encontramos amigos que não víamos desde 2019, foi uma excelente reunião", avaliou o presidente a OAB-MT, Leonardo Campos, agradecendo a acolhida em nome do presidente da subseção, Sergio Roberto Junqueira Zoccoli Filho.

Em seguida, a caravana partiu para Confresa. "Que bela recepção! Instituímos a Comissão Especial da BR-158 e o advogado Rhandel Bedin será o presidente. Onde tiver uma advogada ou advogado, lá estaremos. Obrigado Confresa", agradeceu o presidente da OAB.

Em Canarana, a comitiva abriu o segundo dia de eventos com excelente debate sobre a BR-158, dativos, prerrogativas e outros assuntos de interesse Advocacia.

Destacou-se em Nova Xavantina o caso da advogada Dângela. Ao acompanhar o cliente na delegacia, ela foi cerceada e
teve suas  prerrogativas violadas. Pediu providências à OAB-MT, que foram tomadas de imediato. Em Nova Xavantina e Água Boa os advogados registraram reclamações quanto a morosidade no andamento processual.

Em Barra do Garças, o presidente da subseção, André Luiz Soares Bernardes, ressaltou que a visita da Seccional é uma injeção de ânimo à Advocacia do interior. “Para nós que estamos distantes da Capital, a gente se sente prestigiado, renovado para continuar a batalha diária pela Advocacia, que não é fácil". Segundo ele, a maior dificuldade dos advogados do interior é a falta de servidores do Judiciário e de acesso aos magistrados.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT), Ítallo Leite, ressaltou que já estava com saudade de viajar pelo interior do Estado. "Este é o perfil dessa gestão, desde 2016, quando assumimos o mandato, sempre estando na ponta com o advogado, sofrendo junto com ele, entendendo quais são suas agruras, o sofrimento do dia-a-dia. Com a pandemia, foi preciso administrar a Ordem à distância. E agora, com esta caravana, o diálogo mais próximo vem sendo novamente possível."

A Caixa aproveitou a oportunidade para fazer a prestação de contas e anunciar inovações.

“Estamos devolvendo cerca de 200 mil aos advogados que vem passando necessidades nesta pandemia, aos que tiveram covid-19. Estamos tirando também dúvidas sobre a doença. E também aproveitamos para apresentar projetos novos, com tecnologia para colocar à disposição da Advocacia, como o meu primeiro token gratuito, necessário ao advogado para acessar processos virtuais. Um pedido que foi feito pela jovem Advocacia. Outro projeto novo anunciado e que será entregue dia 26 de agosto é o escritório compartilhado, que vai funcionar no estacionamento da Caixa ao lado do fórum em Cuiaba. Queremos que advocacia jovem e, principamente, os colegas do interior, se sintam donos deste espaço”, diz Ítallo Leite. O escritório é também uma homenagem ao advogado e ex-presidente da Comissão  de Direito Carcerário da OAB-MT Dr. Waldir Caldas, que faleceu vítima de covid.

Também representando a CAAMT estiveram presentes na caravana a secretária geral, Clarissa Lopes,  o secretário geral adjunto, Fabrício Renann Pavan, o diretor tesoureiro Leonardo Vergani e as diretoras Roseni Farinácio, Martha Caovilla, Mara Barros e Jamile Clara.

Pela Seccional integraram a caravana a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o Diretor Tesoureiro, Helmut Daltro, e o Secretário Geral Adjunto, Fernando Augusto Vieira de Figueiredo; além da a conselheira Federal, Ana Barchet, os conselheiros Estaduais, Leonardo Da Mata, Dinara de Arruda,  Mario Neto, Claudio Assis  e Marina Faiad.
A vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, faz um balanço positivo das visitas no Araguaia. “Encerramos mais essa caminhada e a gente sempre extrai muita informação quando estamos diretamente com a Advocacia. A presença no interior é a característica desta gestão. É muito interessante que, apesar de estarmos no mesmo Estado, com o mesmo Poder Judiciário, as diferenças e as dificuldades são pontuais em cada local”. Segundo ela, no retorno desta viagem, a direção da OAB-MT vai encaminhar todos os pleitos.

Ela destacou, nestes encontros no Araguaia, a participação intensa das mulheres advogadas nas discussões em prol da categoria e da sociedade. “A gente vive um momento histórico. Pela primeira vez, o número de mulheres inscritas na OAB é maior que de homens. E democracia é isso, igualdade, participação, e a OAB é a casa da democracia”, afirmou.

Também participaram da caravana a Comissão da
Jovem Advocacia, por meio do seu presidente, Pedro Marques e os membros Augusto Bouret, Felipe Monteiro e Jaqueline Steffen. A OAB-MT registra ainda a participação do presidente da Subseção de Sinop, Eduardo Chagas, do presidente Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios da Seccional, Max Mendes e da representante da Comissão do Direito da Mulher da Ordem, Juliana Zafino Mendes.

Keka Werneck

Instagram @oabmatogrosso