Ophir Cavalcante, a quem caberia a presidência dos trabalhos, concedeu-a ao presidente da OAB/MT, Cláudi" /> Ophir Cavalcante, a quem caberia a presidência dos trabalhos, concedeu-a ao presidente da OAB/MT, Cláudi" /> Presidente da OAB nacional elogia advocacia mato-grossense | Notícia | OAB-MT

Presidente da OAB nacional elogia advocacia mato-grossense

16/08/2011 07:33 | Elogio

img

Uma advocacia vibrante e cuja gestão é exemplo para a advocacia brasileira. Assim foi definida a advocacia mato-grossense e a Seccional Mato Grosso pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, na abertura da Conferência Estadual na noite desta segunda-feira (15 de agosto), em Cuiabá.

Ophir Cavalcante, a quem caberia a presidência dos trabalhos, concedeu-a ao presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, em reconhecimento à sua liderança. “Este é um padrão de gestão que pode ser tomado como exemplo. Fico feliz em compartilhar esse momento”, consignou Ophir.

Cláudio Stábile destacou a importância da união e do trabalho de todas as subseções do interior Estado, cujos presidentes e integrantes percorreram centenas de quilômetros para estarem presentes no encontro; e de todos os que compõem a gestão por meio das comissões temáticas, e Tribunais de Defesa das Prerrogativas e de Ética e Disciplina. O presidente da OAB/MT defendeu a luta da advocacia como a luta pela própria democracia a ser consolidada pelo trabalho dos advogados.

“A OAB/MT coloca-se na trincheira da sociedade civil que sempre foi, colocando ao lado da sociedade pelo aperfeiçoamento da democracia, pela melhoria das instituições, pela vitória das causas coletivas, por um país mais humano, mais justo e mais solidário, A luta pela cidadania é a grande luta da advocacia”, ressaltou Stábile.

Homenagem

O presidente nacional da OAB aproveitou para homenagear os advogados de Mato Grosso por meio de seus representantes que atuam junto ao Conselho Federal e a outros órgãos. “O Conselho tem sido representado com muita competência e dignidade. A advocacia mato-grossense tem exercido um trabalho invejável por meio dos conselheiros federais Francisco Faiad, Francisco Esgaib, José Guilhen, Marden Tortorelli e Dinara Oliveira, para quem proponho uma salva de palmas”, salientou. Ophir Cavalcante também elogiou a atuação e a recondução do advogado Almino Afonso para o Conselho Nacional do Ministério Público.

O vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude, aproveitou para reafirmar a importância do advogado para a administração da Justiça, aferida pelo artigo 133 da Constituição Federal e defendeu a sua inviolabilidade e sua liberdade em atuar para corroborar com a pacificação social. Lembrou que o advogado é o primeiro juiz da causa e único apto a defender a sociedade nas demandas judiciais.

Mesa de honra

Também compuseram a mesa de autoridades o secretário-geral da OAB nacional Marcus Vinícius Furtado Coelho, que ministrará palestra nesta terça-feira na Conferência Estadual dos Advogados; o governador do Estado, Silval Barbosa; o presidente do TJMT, des. Rubens de Oliveira; o deputado Alexandre Cezar, representando o Poder Legislativo Estadual; o presidente do TRT 23ª Região, des. Osmair Couto; o juiz federal José Pires da Cunha, diretor do Foro da Seção Judiciária; o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho; o procurador-geral do Estado, Jenz Prochonw Júnior; o conselheiro e advogado Almino Afonso, do CNMP; os desembargadores provenientes do Quinto Constitucional Maria Helena Póvoas, Luis Ferreira da Silva e Guiomar Teodoro Borges; o corregedor-geral da Justiça, des. Márcio Vidal; o presidente da AMAM, juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior; o vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude; o secretário-geral, Daniel Teixeira; o diretor tesoureiro Cleverson Figueiredo Pintel; a secretária adjunta, Fabiana Curi; os conselheiros federais Francisco Esgaib, Francisco Faiad e José Guilhen; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos, o presidente da Escola Superior de Advocacia, Ulisses Rabaneda dos Santos e o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Ussiel Tavares.

Lídice Lannes/Luis Tonucci