Carta de Cuiabá é confeccionada durante 1º Colégio de Presidentes da Cojad

19/08/2011 16:38 | Cojad
       Na última terça-feira (16 de agosto), durante a realização do 1º Colégio de Presidentes das Comissões de Jovens Advogados das Subseções da OAB/MT, organizado pela Comissão do Jovem Advogado da OAB/MT, foi confeccionada a Carta de Cuiabá contendo as deliberações aprovadas pelos representantes de cada subseção.

Dirigida pelo presidente da Cojad, Bruno Oliveira Castro, a carta conta com oito recomendações em prol de uma advocacia mais fortalecida, dentre as quais as preocupações da OAB/MT com a qualidade da prestação jurisdicional, e com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Segundo Bruno Castro, os temas debatidos durante o colégio de presidentes foram de suma importância para a valorização da advocacia em Mato Grosso. “Quero agradecer a presença e a colaboração de todos os representantes das Comissões dos Jovens Advogados do interior do Estado que estão emprenhados em realizar um trabalho voltado para beneficiar os novos profissionais que entram no mercado de trabalho a cada semestre”.

Confira abaixo a íntegra da Carta de Cuiabá confeccionada pela Cojad durante o 1º Colégio de Presidentes das Comissões de Jovens Advogados das Subseções da OAB/MT.

CARTA DE CUIABÁ – MATO GROSSO

O Colégio de Presidentes das Comissões das Subsecções dos de Jovens Advogados de Mato Grosso reunidos na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, no dia 16 de agosto de 2011, após as discussões e aprovações dos termos submetidos ao Plenário, proclamam a Carta de Cuiabá – Mato Grosso, tornando pública sua posição, nos seguintes termos:

CONCLAMAR os advogados matogrossenses em início de carreira a participarem ativamente das discussões no âmbito das Comissões das Subsecções, voltadas à valorização da advocacia, preservação da grandeza da Ordem e defesa da cidadania;

DEFENDER, de forma intransigente, a indispensabilidade do advogado na administração da Justiça, conforme preconiza o artigo 133 da Constituição Federal, como forma de garantir a justa e correta aplicação da lei e preservar os direitos do jurisdicionado, inclusive propondo à direção das seccionais a promoção de campanha de conscientização da importância advogado na prestação jurisdicional, bem como na necessidade de alteração da legislação que insiste em afastar o jus postulandi do profissional do Direito;

EXTERNAR a preocupação com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, e considerando que o mesmo está intimamente ligado à formação acadêmica e qualificação profissional, DEFENDER o Exame de Ordem Nacional por ser instrumento não só de proteção à advocacia e de quem é atendido por ela, o cidadão, mas também de aperfeiçoamento do ensino jurídico, ratificando assim a Carta de Apoio confeccionada pela diretoria da COJAD entrega em 24 de fevereiro do corrente ano a diretoria da Ordem.

RECONHECER a preocupação da OAB com a qualidade da prestação jurisdicional, e que a mesma presta um relevante serviço à sociedade ao fazer a verificação da capacidade técnica do bacharel através do exame de ordem;

ENVOLVER as subsecções na divulgação e implantação do Projeto OAB vai a Escola, e a Semana de Formação do Jovem Advogado;

IMPLANTAR uma política de desenvolvimento, capacitação e qualificação aos novos advogados com a parceria junto a Escola Superior de Advocacia- ESA/MT.

REPUDIAR toda e qualquer tentativa de desrespeito às prerrogativas profissionais, incentivando a adoção das providências judiciais e extrajudiciais cabíveis, por parte dos Tribunais de Defesa das Prerrogativas e valorização da advocacia, para coibir possíveis abusos praticados contra os profissionais;

REAGIR contra a morosidade processual e a impunidade, já que ninguém está acima da lei, pois esta deve controlar as ações governamentais e não o Governo controlar o Estado de Direito;

Cuiabá, MT, 16 de agosto de 2011.

Ratificam os termos da Carta de Cuiabá os participantes infra firmados:

BRUNO OLIVEIRA CASTRO
Presidente da COJAD