Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

Presidente da OAB/Colíder distribui primeira ação no PJe

12/11/2012 17:48 | Instalação
    A instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Vara do Trabalho de Colíder mudará a realidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho às quase 70 mil pessoas dos seis municípios sob jurisdição da unidade. A chegada do sistema à segunda cidade do norte do Estado foi oficializada na última sexta-feira (9 de novembro), com a protocolização do 1º processo via PJe pelo presidente da Subseção, Wilson Roberto Maciel.

Durante a solenidade, que contou com a presença de advogados, autoridades locais, servidores e magistrados, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, desembargador Tarcísio Valente, falou sobre as vantagens no novo sistema, considerado por ele “moderno, amadurecido e, principalmente, uno e nacional. O Processo Judicial Eletrônico constitui importante ferramenta na execução da missão institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª  Região, que é promover a Justiça de forma célere, eficaz e eficiente”.

Parceria com OAB - Em seu discurso, o juiz da Vara de Colíder, Ângelo Cestari, destacou os novos desafios e as melhorias trazidas com a implantação do PJe. O magistrado também falou sobre a parceria e colaboração com a Subseção da OAB de Colíder, em especial na realização de cursos e capacitações para os profissionais da área. Conforme lembrado pelo magistrado, a entidade representativa dos advogados tem estado ao lado da Vara em vários projetos, como os programas Advogado Conciliador e Diretor Conciliador.

Para o presidente da OAB/Colíder, Wilson Roberto Maciel, a instalação do PJe representa um salto de qualidade na vida dos advogados que atuam na região. Para ele a modernização da Justiça do Trabalho é exemplo para todo o país. O advogado colocou a Subseção à disposição dos profissionais para informações e suporte necessário.

Segundo o advogado, apesar da instalação do sistema trazer consigo a necessidade de algumas atividades burocráticas anteriormente não realizadas, os advogados ganharão com o novo sistema em outros pontos, como o fato de não mais ser preciso se deslocar para realizar algumas diligências, como ajuizar ações e ter acesso ao processo. “Quando colocado na balança, vemos que saímos com um lucro muito grande”, afirmou.

Wilson Maciel lembrou ainda que foi lançado em parceria com a Vara de Trabalho da cidade o Prêmio Advogado Conciliador, cujo resultado será divulgado no final de novembro. “O número de acordos será contabilizado até o dia 23 de novembro deste ano. Ainda há tempo para que os advogados inscritos no projeto celebrem acordos e alterem a ordem de colocação de hoje”, resumiu.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-presidente do TRT/MT, desembargador Edson Bueno, o diretor geral do TRT/MT, José Barbosa, além de representantes e autoridades de órgãos públicos e empresas locais.