TDP e OAB/MT tomam providências para proteção de advogado ameaçado

03/12/2012 17:38 | Prerrogativas
    O Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT buscou apoio da Diretoria e do Conselho Seccional para tomar providências junto às autoridades no sentido de garantir a segurança de um advogado de Campo Verde que está sendo ameaçado em seu exercício profissional. O presidente do TDP, João Batista Cavalcante, o vice-presidente Luiz da Penha, a secretária-adjunta, Fabiana Battistetti Berlanga, e os membros Alfredo Gonzaga e Eduardo Guimarães, apresentaram o pedido na última sessão do Conselho realizada na sexta-feira (30 de novembro).

O TDP foi cientificado do fato por meio da presidente da Subseção da OAB em Campo Verde, Maria Aparecida Frazão Zunta, que recebeu o advogado e fez o primeiro atendimento. “Obtivemos em seguida o apoio do Conselho Seccional e vamos acompanhar de perto a situação. Vamos também buscar providências junto à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Judiciária Civil”, relatou o presidente do TDP.

O advogado Ernandi De Col atua em um processo de execução e ao requerer exame grafotécnico e questionar a veracidade da assinatura da executada, passou a receber telefonemas em tons ameaçadores, assim como sua esposa. Ele registrou boletim de ocorrência, mas os telefones persistiram com insistência para que a “dívida” fosse paga. O advogado e sua família passaram a ter a sua casa rondada por um carro com placa de outro estado e novo boletim de ocorrência foi registrado, desta vez o próprio delegado ouviu um dos telefonemas ameaçadores.

Diante disso, por temer pela integridade física sua e de sua família o advogado buscou o apoio da Subseção da OAB de Campo Verde que imediatamente remeteu o caso para o TDP e a Diretoria da OAB/MT.

“Um advogado do TDP estará sempre junto com o colega de Campo Verde nos compromissos e audiências junto ao Judiciário”, completou João Batista Cavalcante.