Maio de 2024 | Ver mais

19/03/2013 17:05 | Evento
Foto da Notícia: Posse das Comissões , Ouvidoria e TDP Gestão 2013-2015

Foto: José Medeiros - Fotos da Terra

A noite desta segunda-feira (18 de março) foi marcada pela realização de posses dos membros do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Comissões Temáticas e Ouvidoria da OAB/MT. O evento ocorreu no auditório da instituição e foi presidida pelo presidente, Maurício Aude. Também compuseram a mesa o secretário-geral adjunto e corregedor da OAB nacional, Cláudio Stábile Ribeiro, que é conselheiro federal pela OAB/MT; a vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira; o secretário-geral, Daniel Teixeira; o diretor-tesoureiro, Cleverson Pintel; o presidente do TDP, Luiz da Penha Correa; o diretor-adjunto da Escola Superior de Advocacia (ESA/MT), Dejango Campos; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Leonardo Pio da Silva Campos.

img     A diretoria da OAB/MT parabenizou todos os advogados e advogadas que tomaram posse e o presidente da entidade informou que os órgãos da Seccional estão trabalhando a todo vapor e à disposição dos profissionais e da sociedade. “Todos sabem do carinho que tenho pelas comissões temáticas, pois fui o coordenador delas na gestão passada, acompanhando de perto os trabalhos realizados, que muito contribuíram para o crescimento, fortalecimento e credibilidade da OAB/MT”, destacou Maurício Aude.

Reconhecimento social

Ainda sobre as comissões temáticas, Maurício Aude fez questão de ressaltar sua credibilidade. “Para se ter ideia da importância dos trabalhos das comissões, recebi a ligação de um professor de uma escola pública de Cuiabá informando que as chuvas desse período estão alagando essa escola, causando até perigo de morte aos alunos, e pedindo auxílio para que alguém pudesse visitar o local. Esse professor lembrou das nossas comissões, o que demonstra o respeito da OAB/MT perante a sociedade”.

Prerrogativas profissionais

Durante a posse dos membros do TDP, o presidente, Luiz da Penha, ressaltou ser um motivo de honra porque o tribunal se iniciou como uma comissão há oito anos e que hoje tem o dever de garantir e zelar pelas prerrogativas dos advogados. “Assumimos o dever de defender os direitos dos advogados, os quais são inegociáveis. O TDP foi criado para dar amplitude a esses direitos, muitas vezes vilipendiados por autoridades de diversos órgãos, mas que precisam ser respeitados, pois são protegidos constitucionalmente e pelo Estatuto da Advocacia”.

Sobre o TDP, Maurício Aude ressaltou a dedicação intensa e o incansável trabalho dos seus membros na luta pela defesa das prerrogativas profissionais. “Todos os integrantes do TDP vêm demonstrando grande atuação sem esperar contraprestação e há de ser lembrado o recente caso envolvendo estudantes e policiais na UFMT, inclusive com a presença de alguns advogados. Naquele dia o TDP foi acionado e advogados membros permaneceram por horas na delegacia resolvendo a situação”.

Ouvidoria

Em relação à Ouvidoria, Maurício Aude informou que o órgão está sendo conduzido por dois advogados que conhecem a instituição, os quais irão diminuir ainda mais a distância entre a OAB/MT e sociedade implantando projetos e desenvolvendo ações que contribuam para o fortalecimento da classe advocatícia.

Coordenação das Comissões Temáticas

O presidente da CAA/MT, Leonardo Campos, passa a ser o novo coordenador das comissões temáticas e contará com a vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino, como representante da Diretoria na Coordenação das Comissões. Em seu pronunciamento, Leonardo Campos frisou ser um momento de responsabilidade, mas que atuará no sentido de dar mais visibilidade aos trabalhos das comissões.

“Iniciei minha trajetória na OAB/MT por meio das comissões temáticas e é por seus trabalhos que a instituição tem visibilidade. Por isso, continuaremos dando sequência no excelente trabalho que já vem sendo feito ao longo das gestões anteriores e espero contribuir no que for necessário para o êxito das ações, pois quando a OAB/MT fala, toda a sociedade quer ouvi-la em virtude de sua respeitabilidade”, enalteceu.

Durante a solenidade de posse, o presidente da OAB/MT, Maurício Aude, parabenizou o secretário-geral adjunto e corregedor da OAB nacional, Cláudio Stábile Ribeiro, por ser o primeiro advogado de Mato Grosso a ocupar um cargo na diretoria do Conselho Federal da OAB.