A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso recebeu o prêmio “Troféu Reviv”, auferido pelo Centro de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência, por ter contribuído por sua atuação em favor da promoção das políticas de igualdade racial e de gênero e de combate a violência. O prêmio foi recebido pela presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Ana Lúcia Ricarte, em solenidade realizada no auditório da entidade, no Centro Político Administrativo. Também foram homenageados com o prêmio o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, a desembargadora Shelma Lombardi e a juíza da 5ª Vara de Família, Amini Haddad.
O Centro é destinado a trabalhar com mulheres vítimas de violência, seja ela psicológica ou física. As atividades são desenvolvidas por meio de palestras que visam levantar a auto-estima dessas mulheres. Entre os profissionais que fazem o atendimento estão assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e pedagogos. Mais de mil pessoas são atendidas pelo centro.
O Reviv completou um ano de atividades e segundo a coordenadora Jacy Proença, a OAB contribuiu de forma direta para mudar os conceitos tidos até então como tradicionais no âmbito doméstico: “Antigamente a briga entre marido e mulher era tratada apenas no âmbito familiar. Hoje, já se tornou questão de Estado. É de extrema importância que o poder público elabore políticas no sentido de combater essa prática recorrente entre muitos casais” – ela observou..
Falando em nome dos agraciados, o prefeito Wilson Santos elogiou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência. Para o prefeito, o trabalho que vem sendo feito em defesa das mulheres envolve palestras e projetos práticos com resultados excelentes. “Projetos como o Terapia Mulher e o Artesanato na Praça, são exemplos do sucesso do Reviv. As mulheres já contam com esses programas. São oportunidades únicas que garantem até mesmo a renda das famílias”, disse.