Começa a funcionar na OAB de Rondonópolis o 1º TED do interior

04/12/2008 19:45 | TED

Com o julgamento de seis processos, começou a funcionar nesta quinta-feira, 4, na Subseção de Rondonópolis, o primeiro Tribunal de Ética e Disciplina da Secional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do interior. Instalado em junho deste ano pelo presidente da OAB Francisco Faiad e o então presidente do TED, hoje desembargador Luiz Ferreira da Silva, o tribunal só passou a fazer julgamentos de processos agora, porque a Subseção teve que fazer adaptações em numa sala para acomodar os  integrantes da 9ª Turma – as outras oito turmas atuam em Cuiabá – e instalar os equipamentos necessários no local, pois todas as sessões têm que ser gravadas.

A solenidade de abertura dos trabalhos de julgamentos do TED foi realizada pela manhã no auditório da Subseção de Rondonópolis, com a presença de dirigentes da OAB, advogados e convidados, além do novo presidente do tribunal da OAB, Ivo Matias. Ao proceder a bênção da solenidade, o padre Gunther Lendbradl leu um salmo e pediu a proteção de Deus para que os integrantes do TED sejam iluminados na hora de julgar os processos para não cometer injustiças.

O presidente do TED da Subseção de Rondonópolis, Douglas Ricardo Guilhen Melo, admitiu que o tribunal vai ter muito trabalho. Além dos 120 processos que o TED de Cuiabá mandou para Rondonópolis, envolvendo advogados daquele município e da região, de junho até agora a 9ª Turma já acumulou mais 124 peças processuais contra profissionais da advocacia. Alguns dos processos julgados na primeira sessão eram de 2003.

Para Ivo Matias, que durante seis anos presidiu a 3ª Turma do tribunal de Cuiabá, a instalação do TED em Rondonópolis engrandece a advocacia não só da cidade, mas de toda a região, pois vai dar maior seriedade à advocacia. Ele destacou também a importância desse trabalho voluntário, lembrando o exemplo de Luiz Ferreira da Silva que presidiu durante quase uma década o TED da OAB de Cuiabá.

O presidente da Caixa dos Advogados, João Vicente Scaravelli, ressaltou que o TED é um apêndice da OAB, e faz parte do projeto da  atual diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil de interiorizar a instituição, “O TED engrandece a advocacia” – afirmou Scaravelli – lembrando que o trabalho que muitos advogados prestam a OAB, como é o caso do TED, exige dedicação de 24 horas, renúncia, sacrifícios...

“Julgar colegas que infringem a ética é uma tarefa difícil. Que Deus abençoe suas decisões...” – afirmou o vice-presidente da OAB, José Antonio Tadeu Guilhen, que representou a Ordem, pois o presidente Francisco Faiad não pôde comparecer à solenidade. Guilhen destacou a importância da entrada em atividade do TED da Subseção de Rondonópolis, lembrando que a OAB defende as prerrogativas dos advogados, mas também cobra ética deles.

O presidente do TED de Rondonópolis rfeconheceu os esforços de Francisco Faiad, Luiz Ferreira da Silva e de Duílio Piato Júnior para dotar a dependência da Subseção rondonopolitana das condições estruturais necessárias para o bom funcionamento do tribunal. Segundo Douglas Guilhen Melo, ele e seus companheiros da 9ª Turma – Marli Terezinha Mello de Oliveira, Samir Badra Dib, Raul Astuti Delgado e Décio Cristiano Piato – estão cientes dos sacrifícios que os esperam, mas vão fazer de tudo para dignificar a advocacia de Mato Grosso.

“Vocês vão ser os juízes dos advogados...” – afirmou o presidente da Subseção de Rondonópolis, Duílio Piato Júnior em seu discurso. A exemplo do padre Gunther, ele pediu a Deus para iluminar a 9ª Turma na hora de julgar. Piato chamou a atenção dos integrantes do tribunal que não é apenas o TED que vai passar para a história da advocia da região, mas eles também.