A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso vai participar do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 28 deste mês. A OAB será representada pela presidenta da sua Comissão da Infância e Juventude, Rosarinha Bastos, que esteve em Brasília no início do mês participando de um seminário que discutiu questões relacionadas ao combate à pedofilia no Brasil.
O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no país está ganhando cada vez mais importantes aliados. Recentemente, a apresentadora de televisão Xuxa Meneghel aderiu à Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lançada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A adesão de Xuxa, formalizada em Brasília, contou com a presença da subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Oliveira.
Duas entidades de peso também aderiram à campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes: o Fundo das Nações Unidas para Infância – Unicef e a Rede Internacional de Organizações, que congrega instituições não governamentais que se dedicam à proteção de crianças e adolescentes. O III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será realizado pela terceira vez no país, em virtude do trabalho que vem sendo desenvolvido em defesa da população das duas faixas etárias, deverá contar com a participação de 300 adolescentes brasileiros e estrangeiros.
“Eventos como esse programado para o Rio de Janeiro são muito importantes para fortalecimento das ações que vem sendo desenvolvidas, inclusive nas esferas políticas, para defesa de nossas crianças e adolescentes contra abusos sexuais” – afirma Rosarinha Bastos. A advogada criou e lançou recentemente um site para receber denúncias sobre violências sexuais praticadas contra crianças e adolescentes em Mato Grosso. O endereço do portal é www.soscriancaeadolescente.com.br