Apesar do clima aparentemente tenso que envolve a eleição do dia 5 de outubro em Várzea Grande com sucessivas denúncias da parte dos candidatos – principalmente os dois primeiros colocados nas pesquisas – Murilo Domingos (PR), Júlio Campos (DEM) e Nico Baracat (PMDB) vão participar de um debate nesta terça-feira, 23, em Cuiabá, numa nova parceria entre a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, site Olhar Direto e o jornal Folha do Estado. A princípio marcado para a Subseção da Ordem de Várzea Grande, o debate foi transferido para o auditório da OAB no CPA, que tem capacidade para 240 pessoas sentadas, justamente em função do interesse que o confronto verbal direto entre os três postulantes ao cargo de prefeito de Várzea Grande vem despertando.
Nesta tarde, 18, os coordenadores de campanha de Murilo Domingos, Júlio Campos e Nico Baracat assinaram o Termo de Compromisso redigido pela comissão organizadora do evento, garantindo que os três comparecerão ao debate. Assinaram, também, o regulamento com todas as normas que terão que ser rigorosamente obedecidas. Tanto o Termo de Compromisso quanto as regras têm que ser registradas na Justiça Eleitoral 72 horas antes do início do evento.
Programado para começar às 19h30, o debate terá duração de duas horas, divididas em quatro fases: na primeira, cada candidato expõe seus projetos e programas em 4 minutos cada um, seguindo-se dois blocos de perguntas e respostas entre os candidatos, e também da platéia e de internautas, com o debate se encerrando com as considerações finais dos concorrentes ao cargo de prefeito várzea-grandense. Como o debate terá transmissão online, os internautas podem enviar suas perguntas aos candidatos através do seguinte endereço eletrônico: debate@olhardireto.com.br
De acordo com o regulamento “Fica expressamente proibida a entrada de cabos eleitorais ou de pessoas vestidas com camisetas, bonés ou qualquer objeto que identifique cor, partido ou número do candidato. Também não será permitida a distribuição de materia_2009is gráficos, santinhos, dentro da instituição em que será realizado o debate.” Estabelece ainda o regulamento que “Na ausência de algum candidato, o tempo disponibilizado ao falante será distribuído de forma igualitária entre os demais presentes”.
“Nós esperamos, sinceramente, que esse evento que OAB, Olhar Direto e Folha do Estado estão organizando com a melhor das intenções seja marcado por propostas de interesse da população de Várzea Grande e se desenvolva dentro do mais alto nível para fortalecer a nossa democracia” – afirma o presidente Francisco Faiad. Para ele, é muito importante que a população de Várzea Grande, e principalmente advogados e estudantes, participem do debate de terça-feira próxima, inclusive fazendo perguntas e sugestões aos candidatos, pois essa é uma forma do eleitor ajudar quem for eleito a direcionar sua administração para atender aos anseios dos várzea-grandenses.