A turma de oito delegados da Polícia Judiciária Civil que tomou posse no início do mês passado, passou na última segunda-feira, 7, por uma experiência inédita: uma aula prática sobre Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Lar da Criança, coordenado pelo governo do Estado. A iniciativa foi da professora Rosarinha Bastos, presidenta da Comissão de Infância e Juventude da Seccional Ordem dos Advogados do Brasil.em Mato Grosso e que leciona as duas disciplinas na Academia de Polícia Civil.
Rosarinha Bastos destacou que a idéia da aula no Lar da Criança é mostrar aos novos delegados o que é um abrigo na prática, como as crianças são encaminhadas, a forma como vivem e de que modo elas devem ter os direitos assegurados. “O objetivo é sensibilizá-los para os problemas sociais, aproximá-los da realidade e com isso desmistificar aquela idéia de que a polícia é algo longe da sociedade. Isso irá ajudá-los a cumprir com o dever com o qual se comprometeram quando tomaram posse como delegado”. – afirmou a professora.
O Lar da Criança mantém 81 crianças, cujas idades variam entre zero e 12 anos. Durante o tempo que permaneceram em suas dependências, os delegados, sempre acompanhados da secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, conheceram o dia-a-dia da instituição, verificaram toda a infra-estrutura necessária para garantir os direitos previstos no ECA e conversaram com várias crianças. A clientela do Lar é atendida por 150 profissionais – psicólogos, assistentes sociais, médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionista, orientadores e pedagogos.