Maio de 2024 | Ver mais
# # # 1 2 3 4
26 27 28 29 30 31 #

26/06/2013 17:00 | OAB/MT 80 Anos
Foto da Notícia: Diretoria da Seccional participa de sessão da Câmara Municipal que entregou moção de aplausos para ex-presidentes e advogados

O presidente e a vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude e Cláudia Aquino de Oliveira, respectivamente, participaram na manhã desta quarta-feira (26 de junho), na Câmara Municipal de Cuiabá, de sessão solene em comemoração aos 80 anos da entidade, ocasião em que ex-presidentes da Ordem e advogados receberam das mãos dos vereadores moções de aplausos. O evento foi proposto pelo vereador Renivaldo Nascimento e prestigiaram a solenidade o secretário-geral adjunto e corregedor-geral do Conselho Federal, Cláudio Stábile Ribeiro, os conselheiros estaduais Humberto Affonso Del Nery, Eduardo Mazeppi e Tânia Regina Faiad, o presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, o diretor-adjunto da ESA/MT, Dejango Campos, cujo pai, Dejani Campos, também foi homenageado, além de advogados e vereadores.

Receberam homenagens o presidente da Ordem, Maurício Aude, a vice, Cláudia Aquino, os ex-presidentes, Munir Feguri, Francisco Anis Faiad, Frederico Vaz de Figueiredo, Ussiel Tavares, José Simioni, Cláudio Stábile Ribeiro, Maria Helena Gargaglione Póvoas e Benedito Sant’Ana da Silva Freire e o advogado Humberto Del Nery.

“Agradeço a homenagem feita à OAB/MT e aos ex-presidentes e compartilhamos esse momento com a advocacia e sociedade mato-grossense. Quando as pessoas vão às ruas em grandes movimentos como nas Diretas Já e, atualmente, nessas reivindicações em busca de melhorias na saúde, educação e transporte coletivo, elas se inspiram na OAB, que não se limita a defender apenas seus membros, mas toda a sociedade. E é por isso que em julho realizaremos audiência pública para discutir a reforma política em nosso país e criaremos a Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos. Vivemos em um tempo que a sociedade cobra melhorias e a Ordem lutará para que esses benefícios reivindicados se tornem realidade”, garantiu Maurício Aude.

Cláudia Aquino também agradeceu a moção de aplausos e relembrou fatos marcantes em que a OAB esteve presente como, por exemplo, no impeachment de Fernando Collor de Melo e na aprovação da Lei da Ficha Limpa.

Cláudio Stábile Ribeiro ressaltou a importância da democracia. “Creio que quando a Câmara Municipal resolveu nos homenagear, também homenageou a democracia. Aqui estamos vendo 30 anos de história com a presença de ex-presidentes que muito lutaram pela redemocratização do país e contribuíram com o crescimento da instituição. Se não houver liberdade para se manifestar, a profissão do advogado é extinta”, resumiu.

O ex-presidente e membro honorário da OAB/MT, Ussiel Tavares, disse que ficou lisonjeado com a homenagem. Indicado para falar em nome de todos os homenageados, ressaltou que “a OAB/MT tem que ser a porta voz de todos os movimentos sociais porque há descrédito por parte da população nos políticos. Não há mais como fugir disso e a Ordem estará sempre presente defendendo os interesses da sociedade. Acredito que se esse cenário continuar, teremos com as eleições de 2014 uma das mais fundamentais mudanças já realizadas pelos cidadãos”.

Já para o ex-presidente Francisco Faiad, “a OAB/MT presta serviços fundamentais aos advogados e sociedade de todo o país. Se não fosse a OAB, muitas palavras ditas hoje não seriam ditas por conta da ditadura. Hoje temos liberdade de nos manifestar e há 10 anos a Ordem defende a reforma política, pois não podemos mais viver neste atual cenário. É hora de pensar em um novo modelo em que a sociedade realmente seja representada”.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Renivaldo Nascimento, destacou ter orgulho da classe “que defende o exercício do direito no Estado. São homens fortes que não se acovardaram ao longo do tempo em defesa da sociedade”.

Fotos: Thaís Lacerda

www.facebook.com/oabmt