Maio de 2024 | Ver mais
# # # 1 2 3 4
26 27 28 29 30 31 #

Para deputado, advogados homenageados são a reserva moral e legal da classe

28/06/2013 10:52 | Cidadãos Mato-grossenses
Foto da Notícia: Para deputado, advogados homenageados são a reserva moral e legal da classe

Foto: Fablício Rodrigues - ALMT

img
    O presidente da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, o presidente da OAB/MT, Maurício Aude, e a vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira, receberam na noite desta quinta-feira (27 de junho) o título de cidadãos mato-grossenses concedidos pela Assembleia Legislativa. A indicação foi do deputado estadual Emanuel Pinheiro, que também é advogado, em reconhecimento aos trabalhos prestados pelos homenageados ao Estado, em especial, à frente da Ordem.

Maurício Aude estendeu a todos os advogados a homenagem recebida lembrando que chegou em Mato Grosso em 1988 onde constituiu família, se formou e passou a atuar como advogado e integrante da OAB/MT. “A OAB nacional foi criada em 1930 e três anos depois os advogados se articularam e criaram a Seccional. A Ordem cresceu, ganhou reconhecimento social capitaneada pelos seus dirigentes e membros. Estamos comemorando 80 anos de lutas pela redemocratização do país, pela Constituição cidadã; hoje vamos às ruas nas manifestações populares pedindo o fim da corrupção, clamando por mais saúde, educação, por melhores condições. Desde já convido a todos a participarem no dia 11 de julho de uma audiência pública na OAB/MT para debatermos a reforma política, com a participação da Câmara, Senado, Ministério Público, Judiciário, enfim, todas as entidades integradas”, ressaltou.

O deputado Emanuel Pinheiro lembrou que o advogado é também professor e seu papel vai além de defender seu cliente, tendo um ofício mais humano em ouvir as angústias daqueles que o procuram, acolher, ponderar e aconselhar para buscar luz para as suas lides. Ele elogiou a atuação dos dirigentes homenageados lembrando que a defesa da Ordem sempre será por uma sociedade livre, justa e solidária e que eles representam “uma parcela importante da reserva moral e legal desta classe”.

img

Cláudia Aquino destacou ser um motivo de grande emoção já que neste sábado completará 29 anos que veio para Mato Grosso “para traçar meus caminhos e hoje posso dizer que estou realizada. Na advocacia ainda sou uma adolescente (formou-se em Direito em 2001 na Unic, depois de ter se formado em três faculdades) e tenho orgulho em trabalhar pela classe. A OAB/MT é uma jovem senhora de 80 anos que cada dia se fortalece mais e ganha reconhecimento. É muito bom fazer parte dessa história, agora, como cidadão mato-grossense”.

img     A desembargadora Maria Helena Póvoas abordou poeticamente o papel dessa “senhora desassossegada diante dos problemas sociais e ainda hoje continua inquieta, levando o povo às ruas. Essa senhora é a mais respeitada e qualquer coisa que acontece, uma torre que cai, a OAB é chamada para se manifestar. Quando a cortina negra se abateu neste país, poucos forma as vozes que se opuseram e a OAB foi uma delas, conforme afirmou o ilustre jurista Evandro Lins e Silva”.

O conselheiro do CNMP apontou dados estatísticos acerca do número de advogados comparativamente no Brasil e em outros países, lembrando que apenas a Índia e os Estados Unidos o superam em número. “Conforme as últimas estatísticas são quase 800 mil advogados e advogadas em todo o Brasil. A OAB é diferente de qualquer órgão de classe, sindicados, conselhos, porque abarca a atividade da advocacia sob o ponto de vista disciplinar, defende prerrogativas e levanta bandeiras em prol dos anseios sociais, daí a importância do reconhecimento do trabalho da Ordem em sua história”.

Presenças

Participaram da sessão especial da ALMT o secretário-geral adjunto e corregedor nacional do Conselho Federal da OAB, Cláudio Stábile Ribeiro, que recebeu a homenagem em nome do presidente do CFOAB; a ex-presidente da Seccional, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, advogado Almino Afonso Fernandes; os conselheiros estaduais Darlan da Silva, Raphael Arantes, Eduardo Manzeppi, Ana Lúcia Ricarte, Luiz Carlos Rezende; a secretária-geral da ESA/MT, Fabiana Curi; os presidentes das Comissões de Direito do Trabalho, Marcos Avallone; de Sociedade de Advogados, Yaná Cerqueira; a vice-presidente e secretária-geral da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social, Amanda Manzano e Gabriela Tortola, respectivamente; a secretária-geral da Comissão da Mulher, Ceci Campos; a advogada Alessandra Orione Aude; a presidente da BPW Brasil, Sueli Batista e convidados.

Fotos: Fablício Rodrigues - ALMT

www.facebook.com/oabmt