Direitos da Pessoa com Deficiência. Este é o tema da palestra que o presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, Carlinhos Batista Teles, vai proferir no próximo dia 14, a partir das 19h30 em Alto Garças. Além de portadores de deficiências – física, auditiva, visual – já confirmaram presença na palestra autoridades municipais e do Judiciário, diretores de clubes de serviço, professores, estudantes. Estima-se que cerca de 200 pessoas vão assistir a palestra de Carlinhos Teles.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais está trabalhando em um arrojado projeto: a edição de uma cartilha ilustrada, que será lançada nos próximos meses, que vai permitir aos deficientes e seus familiares conhecerem seus direitos; cobrar do poder público a execução da legislação que beneficia os portadores de deficiências; e até ensinar a população a conviver com deficientes nas mais variadas circunstâncias. “Tem gente que é incapaz de ajudar uma pessoa portadora de necessidades especiais a atravessar uma rua...” – lamenta Carlinhos Teles.
Três fóruns de Mato Grosso – os de Alta Floresta, Tangará da Serra e Chapada dos Guimarães –já fizeram as reformas pedidas pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais para facilitar o acesso e a circulação de portadores de deficiências pelas duas dependências. Foram feitas adaptações nos banheiros, rampas e estacionamento de veículos.