O juiz Edson Bueno de Souza, titular da 9ª Vara do Trabalho de Cuiabá, foi nomeado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O ato foi assinado ontem e publicado nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União. O novo desembargador vai ocupar a vaga do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Augusto Caputo Bastos. A lista tríplice havia sido escolhida em dezembro do ano passado, pelo pleno do Tribunal e dela também faziam parte a juíza Carla Reita Faria Leal e o juiz Bruno Luiz Weiler Siqueira.
Formado em direito pela Universidade Anhangüera de Goiânia em 1981, Edson Bueno antes atuava como contabilista. Atuou como advogado até sua posse como juiz do trabalho no TRT em setembro de 1993, onde foi aprovado em 1º lugar no segundo concurso realizado. Tem pós graduação como especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Direito Agrário e em Teoria Geral do Direito. É Mestre em Direito pela PUC de São Paulo, onde teve a nota máxima.
Edson Bueno foi professor na graduação da Universidade Anhangüera e na Universidade Católica de Goiás. Lecionou também em cursos de Pós Graduação na Cogeae-PUC em São Paulo, na UNEP de Piracicaba, na Faculdade Cathedral de Barra do Garças, UNICEN em Diamantino, UNITINS de Tocantins, na ATAME em Brasília e na escola Leal Cursos em Juiz de Fora. Atualmente é professor na Escola Judicial do TRT.