Deputados estaduais debateram a iniciativa do tribunal de Justiça de estudar mudanças nas Comarcas. Os desembargadores Paulo Lessa e Orlando Perri estarão no parlamento amanhã, quinta-feira, às 10 horas, pra debater, entre outros temas, o fechamento de Comarcas no interior do estado.
O deputado Percival Muniz, de posse de uma lista dos municípios que devem perder Varas com as mudanças a serem anuncidas nesta quinta-feira pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, disse que as dificuldades vão aumentar, nos municípios mais distantes. Ele citou as cidades de Querência, Apiacás e Tabaporã que serão prejudicas pelas distâncias, caso percam as suas unidades da justiça. Ele pediu sensibilidade para tentar evitar o fechamento de Comarcas.
Pedro Satélite (PPS) disse que é necessário encontrar uma forma de evitar o fechamento de Comarcas. " Aprioridade deve ser dado em funçõa das distâncias", defendeu. " A idéia é salvar todas, mas em não se podendo, amanhã vamos ouvir a situação de cada município e tentar construir um consenso, ou até contribuir com o TJ para que essas Comarcas sejam mantidas", emendou Percival Muniz. "Têm algumas Comarcas com distâncias de até 100 quilômetros e temos que tentar manter", disse o líder do governo Mauro Savi(PR).
O deputado Wagner Ramos (PR) pediu união dos parlamentares para dialogar com o TJ no sentido de manter todas as Comarcas já existentes. "Será muito difícil para os municípios que já tiveram suas Comarcas instaladas perder agora. Vamos unificar o discursos para tantar manter todas elas", pediu.