O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil atendendo ao que está exposto no Artigo 155, do Estatuto da Advocacia, determina a renovação dos cartões de identidade profissional, até 31 de dezembro de 2007. O novo modelo de identidade profissional traz um chip que vai permitir a prática de atos por meio eletrônico.
Atualmente diversos Tribunais já estão utilizando e desenvolvendo rotinas com certificação eletrônica, tais como o peticionamento eletrônico e as intimações eletrônicas. Temos que acompanhar o avanço tecnológico, disse o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad, que já possui a nova identidade. A mesma carteira que hoje identifica o advogado para a prática de atos presenciais, irá propiciar, a partir de 2008, a realização de serviços via documento eletrônico. O cartão profissional antigo possuía a digital do advogado e está sendo substituído pelo chip.
Para fazer a troca do cartão de identidade profissional, o advogado deverá procurar a Seccional da OAB em Cuiabá, os as Subseções em Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Diamantino, Primavera, Cáceres e Jaciara. Para efeutar a troca, é preciso pagar a taxa de R$ 19,00 e dispor de foto, em tamanho 3x4, preto e branco, impressa em papel fosco. É importante que o advogado esteja de traje completo na foto, ou seja, de terno e gravata. Para as mulheres, faz-se a exigência do blazer.