Nesta quarta-feira, 26, as Comarcas de Mato Grosso estarão mobilizadas para o 1º Movimento de Conciliação dos Juizados Especiais. Ao todo o Poder Judiciário agendou 3,1 mil audiências de conciliação. Na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá, magistrados e servidores do Poder Judiciário vão divulgar a importância da conciliação e esclarecer dúvidas da população sobre o funcionamento dos juizados especiais.
O objetivo do evento é difundir a cultura da conciliação (acordo entre as partes) como caminho para a convivência pacífica e solução rápida de conflitos. O evento também tem o objetivo de promover maior aproximação entre a sociedade e o Poder Judiciário.
Durante o movimento, várias atividades acontecerão em paralelo às audiências de conciliação. Na Praça Alencastro, a partir das 8h30, uma equipe formada por servidores do Poder Judiciário que trabalham nos juizados especiais vai sanar dúvidas da população e explicar as vantagens da conciliação.
No local, o Poder Judiciário também vai distribuir materia_2009l informativo sobre o funcionamento dos juizados. Entre os materia_2009is estão duas revistas em quadrinhos. Uma delas recebe o título de "Uma Turma Legal" e foi editada pelo Juizado Volante Ambiental para ser distribuída às crianças. A outra revista, cujo título é "Cho Mano tira dúvidas", tem como objetivo explicar o funcionamento dos juizados especiais. Uma equipe de juizes também estará na praça.
Nas comarcas, as conciliações irão acontecer tanto para as reclamações que já se transformaram em processos, quanto nas situações nas quais o processo judicial ainda não foi instaurado.
O evento acontece no dia Estadual dos Juizados Especiais. A data foi instituída pela lei 8.205/2004 e o Juizado Especial no Estado, foi criado através da Lei 6.176/93.