O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, oficializou por meio da assinatura da portaria nº 72, de 2007, a criação da Comissão Especial para estudar alterações no sistema eleitoral da diretoria nacional e das Seccionais da entidade. A criação da referida Comissão foi aprovada durante a última sessão plenária da OAB, realizada esta semana em Brasília.
Entre as atribuições do grupo estarão receber sugestões quanto a eventuais alterações no sistema eleitoral dos membros do Conselho Federal, diretoria nacional e das Seccionais em matérias atinentes à modificação na legislação sobre as formas de eleição, possibilidade de candidaturas avulsas, alteração nas modalidades de voto (por bancadas) e reeleição nas Seccionais, entre outros temas.
O presidente da Comissão será o conselheiro federal da entidade pelo Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Lopes Madeira. Integrarão o grupo, conforme designação do presidente nacional da OAB, os seguintes conselheiros federais da entidade: Francisco Eduardo Torres Esgaib (Mato Grosso), Manoel Bonfim Furtado Correia (Tocantins), Ricardo do Nascimento Correia de Carvalho (Pernambuco) e Luiz Antonio de Souza Basílio (Espírito Santo).