A partir de setembro a população de Mato Grosso terá um canal direto com a justiça para sugerir, denunciar, criticar e elogiar a qualidade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. Trata-se da Ouvidoria Geral da Justiça, prevista no planejamento estratégico elaborado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), desembargador Paulo Lessa, e que está em fase de implantação.
O presidente da Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Francisco Faiad, elogiou as medidas implantadas pelo presidente do TJ e, mais uma vez, empenhou apoio à gestão do desembargador Paulo Lessa. "É uma importante iniciativa e que conta com total apoio da OAB. É mais um espaço que a população tem para se expressar. Essa iniciativa nada mais é que o Poder Judiciário se abrindo para a população. Tudo isso vem de encontro com a proposta de transparência e eficiência abraçada por Lessa".
Já para a defensora pública-geral do Estado, Karol Rotini, a Ouvidoria é um "importante mecanismo de escuta do cidadão, na medida em que possibilita à sociedade expressar seus anseios e fornecer informações para melhorar o serviço público". Karol Rotini também destacou alguns aspectos que considera positivos na gestão 2007/2009 do Tribunal de Justiça. "Os valores intrínsecos à Ouvidoria demonstram a gestão ética, transparente e imparcial que o desembargador Paulo Lessa vem buscando na aproximação do Judiciário e da Justiça com a sociedade", frisou.