Dos 1.501 bacharéis de Direito inscritos no primeiro exame de Ordem unificado do Brasil, apenas 12,45% foram aprovados pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, computando os resultados da primeira e segunda fase. Os dados foram divulgados pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/MT. O baixo índice de aprovação deve-se a proliferação de cursos jurídicos no Estado, que não preparam adequadamente os candidatos, explicou o presidente da Comissão da OAB/MT, Daniel Paulo Maia Teixeira.
De acordo com Daniel Teixeira, a primeira fase do Exame da OAB é a responsável pelo alto índice de reprovação. Dos 1.501 candidatos que submeteram a primeira fase em Mato Grosso, apenas 236 foram aprovados; um total de 16,81%. O percentual de reprovados nessa etapa é de 83,19%, ou seja, 1.168 candidatos.
Já, para a segunda fase que compreende a prova prático profissional, dos 236 candidatos,
187 foram aprovados resultando em 79,24% de aprovação. A média de aprovação em Mato Grosso está equiparada com a de outros Estados, ressaltou Daniel.
Esse foi o primeiro Exame de Ordem realizado em Mato Grosso em parceria com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Além de Mato Grosso, 16 outros Estados do país participaram da prova unificada.
O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/MT, Daniel Teixeira, avisa que o prazo para recurso encerra nesta sexta-feira (29), às 18h, horário de Brasília, ou seja, 17h horário local, pelo site: www.cespe.unb.br/concursos/oab2007_1