Cerca de 40 advogados da Subseção da OAB em Jaciara, estiveram reunidos na última terça-feira, para protestar contra a situação em que se encontra a justiça no município. De acordo com o presidente da OAB em Jaciara, Ednelson Zuliani Bello, não é novidade no meio jurídico que as Comarcas do interior de Mato Grosso, estão abarrotadas de processos, mas a situação no município é crítica. As Varas estão entulhadas de processos, todos fora do prazo legal, repudiou.
De acordo com Ednelson, a juíza titular do município de Dom Aquino, que estava respondendo pela 2ª Vara de Jaciara foi transferida para Juscimeira, e, nesse momento, a Vara está sem magistrado. Essa situação reflete na 1ª e 3ª Vara do município que já trabalhava com excesso de processos.
Além do grave problema da morosidade processual e da falta de efetivo, os advogados da Subseção da OAB, reclamam que os despachos oferecidos pelos juízes, são poucos objetivos e de qualquer jeito.
Da reunião, ficou acordado que os advogados vão produzir um relatório de todos os processos que estão fora do prazo. Vamos até a Corregedoria do TJ, cobrar uma posição efetiva e enérgica para a caos que se encontra a justiça em Jaciaira, finalizou o presidente.