Com a proposta de estreitar relacionamento entre a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e os estudantes de Direito, será instalada na OAB, a Comissão dos Estagiários. O anúncio foi feito pelo presidente da OAB em Mato Grosso, Francisco Faiad, durante palestra no 1° Colóquio Jurídico Ramos e Rumos do Jovem Advogado. É importante que os estagiários tragam para a Ordem, as denúncias dos atos que violam suas prerrogativas para que possamos combatê-los, disse.
O dirigente deixou claro aos acadêmicos que os direitos dos estagiários, sãos os mesmo dos advogados, assim como as penas e que o Tribunal de Defesa de Prerrogativas e o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB são órgãos atuantes na defesa dos seus direitos. A Ordem está de portas abertas aos estagiários, reforçou.
De acordo com Faiad, a OAB tem atuado veemência contra as constantes violações das prerrogativas dos advogados. Prova disso, é o trabalho incansável da Procuradoria da OAB que têm impetrado com diversos mandado de segurança contra decisões arbitrária dos magistrados, como é o caso, de impedimento de cópias dos autos processuais, restrição ao acesso dos presidiários, entre outros. São atos ditatoriais, de pessoas que insistem em afrontar as nossas prerrogativas e o direito do cidadão, repudiou Faiad.
Para o presidente, as constantes afrontas às prerrogativas dos advogados estendem-se a sociedade, pois a classe representa o anseio da população. Não vamos abaixar a cabeça contra a moralização das nossas atividades.