A Comissão do Jovem Advogado da OAB/MT realiza, paralelo ao Encontro Mato-grossense dos Estudantes e Operadores de Direito (EMED) o Colóquio Jurídico Ramos e Rumos do Jovem Advogado. Trata-se de uma série de palestras jurídicas que será proferida por conceituados operadores de Direito mato-grossense. Essa é a oportunidade de entrelaçar conhecimento com aqueles que irão freqüentar o EMED, explicou o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Geandre Bucair.
O Colóquio Jurídico Ramos e Rumos do Jovem Advogado será realizado entre os dias 16 a 18 de maio na sede da OAB, em período matutino. Enquanto, que as palestras do EMED serão proferidas à noite. Portanto, será uma semana de atualização jurídica norteando o acadêmico para situações que encontrará na prática disse Geandre.
A programação do Colóquio Jurídico da Comissão do Jovem Advogado terá início no dia 16, às 8h, com palestra OAB-PREV A Segurança Necessária para o Advogado, proferida pelo consultor de seguros e previdência da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) Nilo Carlos Souto. Na seqüência, a palestra Nova Execução por título Executivo Extrajudicial: Será o fim da Morosidade proferida pelo vice-presidente da Cojad, Antônio Carvalho Filho e Katiucia Garcia.
No dia 17, o presidente do Conselho Seccional da OAB, Francisco Faiad, fará abertura dos trabalhos com palestra sobre Tribunal de Defesa das Prerrogativas do Advogado. Necessidade ou luxo Já o advogado e professor, José Luiz Blaszak, abordará o tema: Pregão Eletrônico e os Novos Rumos da Licitação. As Custas e Taxas Judiciais. A Procura da Razoabilidade será explanada pelo presidente da Cojad, Geandre Bucair e pela secretária-geral da OAB/MT, Luciana Serafim.
Para encerrar o Colóquio Jurídico, no dia 18 de maio, o presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da OAB, Ulisses Rabaneda abordará Breves Comentários sobre a Nova Lei de Drogas Lei 11.343/06?. Nesse mesmo dia, haverá palestra sobre o STF e a Tormentosa Relação com os Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos, sob responsabilidade Rosana Laura de Castro. E, o advogado e secretário-geral da Cojad, Bruno de Oliveira Castro falará sobre Juizados Especiais: Avanço e Retrocesso.
O acadêmico participante poderá ainda debater os temas abordados com os palestrantes em mesa-redonda. A inscrição do Colóquio Jurídico Ramos e Rumos do Jovem Advogado está condicionada à inscrição do EMED. Portanto, o acadêmico inscreve-se para um evento e ganha o outro, explicou Geandre. Além das 50 horas/aula do EMED, a OAB oferecerá mais 15horas/aula em certificado.