PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 23ª SUBSEÇÃO DE CAMPO VERDE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Aviltamento de honorários e ética profissional foram debatidos em painel na OAB/VG

06/08/2013 17:36 | OAB/MT 80 Anos
Foto da Notícia: Aviltamento de honorários e ética profissional foram debatidos em painel na OAB/VG

Foto: Joacil Serra

    Uma noite de importantes debates relacionados à valorização da advocacia, aviltamento de honorários, ética na profissão e outros marcaram o Painel “Valorização da Advocacia” realizado na subseção de Várzea Grande nesta segunda-feira (6 de agosto). O debate foi mediado pela vice-presidente da Seccional e coordenadora do Comitê Gestor do projeto OAB/MT 80 Anos, Cláudia Aquino de Oliveira. 
 
    Também participaram a presidente da OAB/VG, Flávia Moretti; o procurador-geral do município, José Patrocínio Brito Júnior; os debatedores Marcelo Antônio Theodoro, coordenador pedagógico da ESA/MT; o presidente da Comissão de Honorários Advocatícios, Adriano Carrelo Silva; e o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, João Batista Beneti; a procuradora do município Sibele Nardoni Roika; toda a diretoria da Subseção, conselheiros estaduais, presidentes de comissões temáticas, advogados e acadêmicos.
 
Aviltamento de honorários
 
    No painel, o presidente da Comissão de Honorários Advocatícios abordou os motivos que levaram a Seccional a criar este ano uma comissão para tratar da defesa dos honorários e apontou como pilares de atuação a defesa intransigente dos advogados que tiverem o honorário aviltado em ações judiciais. 
 
img
    “A OAB/MT emite parecer requerendo a sua inclusão como assistente simples no recurso a fim de buscar a majoração do valor com base no artigo 49 parágrafo único do Estatuto da Advocacia. Precisamos que vocês notifiquem a Ordem sobre situações semelhantes para firmarmos jurisprudência. A OAB Pernambuco está inovando nesse sentido”, relatou Adriano Carrelo. 
 
   
O advogado também abordou as ações voltadas para combater o que chama de “advocacia de despachante” em que grandes escritórios oferecem valores ínfimos para advogados desenvolverem tarefas como tirar cópias de processos. “Estamos notificando a Seccional de origem para instaurar procedimento ético-disciplinar”, ressaltou. 
 
    Ao final, Adriano Carrelo convidou os presentes a participarem do 1º Congresso Nacional de Defesa de Honorários Advocatícios que será realizado nesta sexta-feira (9 de agosto) na sede  da OAB/MT. 
 
Advocacia pública municipal
 
img
    A procuradora do município aproveitou para agradecer o apoio da subseção ao advogado público e explanou as dificuldades de trabalho no âmbito municipal que não tem previsão de carreira própria como possui a União e os Estados. “Está em tramitação da PEC 17 d 2012 que insere a advocacia pública municipal ao lado da Advocacia Geral da União alterando o artigo 132 da Constituição Federal. A União e os estados têm transferido aos municípios responsabilidades relativas aos cidadãos, porém, não temos estrutura”, destacou. 
    
    Sibele Roika ressaltou que é garantido ao advogado público o compromisso com a legalidade e a valorização que também deve ser na forma de remuneração, porém, no último concurso da Prefeitura de Várzea Grande, no qual foi aprovada, o piso salarial do advogado é de pouco mais de R$800. “Esclareço que tivemos o apoio do nosso procurador-geral aqui presente que conquistou algumas melhorias para trabalharmos, mas decidi expor essa realidade aqui porque fui convencida de que todo ato atentatório contra um advogado é contra a classe”, pontuou.
 
img
    A vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino, ressaltou que a subseção e a advocacia pública municipal tem todo o apoio da diretoria para buscar a equiparação dos salários e promover estudos para buscar a valorização da classe. A presidente da OAB/VG, Flávia Moretti, completou que oficiará a Prefeitura e encaminhará pedido para estipulação da carreira para o advogado público municipal.
 
    
Ética e disciplina
 
 
    O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT alertou que antes de punir o TED também tem como função orientar os advogados e prestar consultas acerca de possíveis faltas éticas sem tratar de casos concretos. “Um exemplo é o advogado que vai abrir uma banca e quer fazer publicidade, mas não sabe o que é permitido. Ele pode fazer consulta ao TED”, observou, alertando que o maior número de infrações éticas registradas é cometido por jovens advogados. 
 
img
   
    João Benetti lembrou que as infrações éticas estão dispostas no artigo 34, incisos I a XXIX do Estatuto da Advocacia (Lei Federal 8.906/94), cujas sanções podem chegar à exclusão depois de três suspensões transitadas em julgado. 
 
    Ao final, o coordenador pedagógico da ESA/MT, Marcelo Theodoro, explanou brevemente sobre a valorização do advogado consignada no artigo 133 da Constituição Federal, considerando o profissional indispensável para a administração da Justiça; e foi seguido das perguntas dos presentes.
 
 
Fotos: Joacil Serra
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt
 
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp