A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso através da Comissão de Infância e Juventude estão fomentando o 1° Encontro Apaeano que será realizado de 3 à 5 de maio com o tema: "Sexualidade e Violência: da invisibilidade, passando pela transparência à visibilidade total da pessoa com deficiência". O evento é uma realização da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae). A OAB sempre esteve engajada na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Esse tema merece ser discutido com soluções enérgicas por parte do poder público, já que os índices de adolescentes com deficiência vítima de violência são expressivos, afirmou a presidente d a Comissão de Infância e Juventude da OAB/MT, Rosarinha Bastos. Vale lembrar que a OAB tem representação no Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente e no Comitê de Combate a Violência.
Os dados do Censo Demográfico 2000 do IBGE revelam que 24.5 milhões de brasileiros ou 14.5% da população total do país apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. Destes 2,2 milhões de deficientes têm até 14 anos e 1,2 milhões de 15 a 19 anos. A proposta do evento é realizar um diagnóstico da realidade encontrada no Estado, com a proposição de criar políticas emergências voltadas para a criança e adolescente com deficiência vítima de violência.
O 1° Encontro Apaeano irá abordar o tema de forma ampla, com palestras de especialista de várias capitais brasileiras. As inscrições sob o valor de R$ 30,00 para o acadêmico e R$ 60,00 para os profissionais podem ser através de cheque nominal à Apae. Mais Informações: (65) 3322-8128 ou 3322-8853.