A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso vai veicular, a partir de agora, um programa de televisão pela TV Assembléia, canal a cabo 16. O Canal do Advogado irá ao ar todas as quinta-feira, às 21 horas, com reprises no decorrer da semana. Convênio nesse sentido foi assinado pelo presidente da OAB, Francisco Faiad, e o presidente da AL, Sérgio Ricardo (PR), na tarde desta quinta-feira. A solenidade contou com a presença dos deputados José Riva (PP) , 1º secretário da Mesa Diretora, José Domingos (PFL) e Airton Português (PP); o vereador Francisco Vuolo (PR) e o secretário de Meio Ambiente, Luis Daldegan. O programa também será exibido simutaneamente, pelo canal aberto 47 da Rede Gênesis atendendo aos telespectadores que não têm assinatura de canal a cabo. A mesma emissora exibe o "Canal do Advogado" a cabo, no canal 30.
Para o presidente da OAB, Francisco Faiad, a expectativa é de que o programa Canal do Advogado contribua para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mato-grossenses. O programa tem a finalidade de exercer com regularidade e eficiência sua função educativa, cultural e informativa a serviço da sociedade mato-grossense, como fator de integração, inclusão social, canal de acesso à informação e à comunicação livre e igual para todos os seguimentos.
A proposta do programa é a de defender a pluralidade da diversidade e dos direitos das minorias, com entretenimento diferenciado, saudável e enriquecedor, que demonstre respeito à inteligência, à sensibilidade do telespectador e, sobretudo, o público infantil e adolescente destacou o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, João Vicente Scaravelli, um dos idealizados do projeto do programa.
A primeira edição histórica do Canal do Advogado envolve temas abertos com a participação da sociedade e profissionais de Direito empenhados na construção e manutenção da cidadania. Queremos promover a valorização dos direitos à informação como forma de cidadania, criatividade e inovação de programas educativos estimulando a análise crítica na busca de fontes alternativas do conhecimento disse Faiad, que considera a iniciativa um avanço nas comunicações da OAB com a sociedade e também com a classe dos advogados.
O programa vai abordar, nesta quinta-feira, as novas medidas da Lei do Divórcio, que define a partilha de bens nas separações de casais e, atualmente, realizado pelos cartórios em várias capitais brasileiras.