PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 23ª SUBSEÇÃO DE CAMPO VERDE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Clinica do Advogado amplia atendimento e serviços

30/01/2007 12:47 | Proposta

    Os conflitos e os distúrbios que afetam os seres humanos são fatos amplamente estudados e abordados pela psicanálise. Conhecedoras do assunto, as psicólogas Gabriela Maria Olavarria Aquino Teixeira, que trabalha com crianças e adolescentes e Joice Schmidt Barros, que atende adultos, integram a equipe da Clínica dos Advogados da OAB-MT, numa proposta do presidente da Caixa de Assistência, advogado João Scaravelli, que investiu na saúde dos advogados com objetivo de ampliar os serviços médicos aos associados.

    Os serviços que a clínica do Advogado oferece são para os advogados e estagiarios, estendidos aos seus familiares. Neste caso, crianças, adolescentes e adultos parentes de advogados devem procurar pelo estabelecimento situado no bairro Bosque da Saúde, centro de Cuiabá, de segunda a sexta-feira das 8h às 11:30h e das 14h às 18h e no sábado pela manhã.

    Ao tratar o sofrimento psíquico de crianças e adolescentes, Gabriela Teixeira, disse que  trabalha com  a ludoterapia (terapia com brinquedos). Dentre os sofrimentos que podem levar uma criança a clínica de psicologia estão a agressividade, a falta de limites, distúrbios alimentares, o retraimento excessivo, a hiperatividade, que às vezes é mal diagnosticada, e necessita de uma avaliação mais específica. Segundo Gabriela "É muito comum confundir-se hiperatividade com excesso de agitação, danadesa. Na verdade antes de se concluir que uma criança é hiperativa é necessário que ela passe por uma avaliação neurológica e psicológica, evitando-se a rotulação equivocada".

    Em relação aos adolescentes, Gabriela diz que essa fase é caracterizada fundamentalmente por ser um período de transição e conflito entre a puberdade e o estado adulto. Existe uma circunstância especial, que é característica própria do processo adolescente em si, ou seja, uma situação que obriga o indivíduo a reformular os conceitos que tem de si mesmo e que o levam a abandonar sua auto-imagem e a  projetar-se no futuro de sua vida adulta. É a busca de uma nova identidade, que  pode refletir num baixo rendimento escolar, numa relação conflituosa com os pais etc.

    Joice Schmidt não tem dados estatísticos sobre possíveis diagnósticos emocionais que afligem os advogados e seus familiares, mas adotará as técnicas da psicanálise, por ser um procedimento para investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, pois trabalha a fim de trazer a consciência os conteúdos recalcados no inconsciente. Um fator muito importante para que o paciente inicie a psicoterapia é a vontade de se conhecer melhor como pessoa e assim trabalhar os seus conflitos, afirmando "Para que o paciente tenha evolução deve haver o desejo de se tratar". Para Joice, dependendo dos casos, a psicoterapia pode evitar a medicação. "Podemos substituir o medicamento pela psicoterapia em alguns casos", afirmou.

 


WhatsApp