Um grande sucesso. Essa é a definição de vários advogados que participaram do Dia Nacional da Conciliação, realizado na última sexta-feira (8), quando se comemorou o Dia da Justiça. Ao todo, foram realizadas 1.363 audiências sendo que 419 processos representam os acordos de conciliação. Estamos satisfeitos com o resultado porque atingimos os nossos objetivos que a princípio, era a realização de 400 acordos, explicou o conselheiro da OAB, Marden Fernandes Tortorelli.
O Dia Nacional da Conciliação em Cuiabá foi realizado no Colégio São Gonçalo do Porto, onde ali ficou concentrado todo os Juizados Especiais; no Fórum Cível responsável pelas Varas de Família e no Tribunal Regional do Trabalho. Nos Juizados Especiais, a principal pauta era as ações de indenização por dano moral com operadoras de cartões de crédito e com as operadoras de telefone celular. Já no Fórum, os principais assuntos discutidos foram os pagamentos de pensão alimentícia e separação. O advogado desempenha papel importante nessa cultura de conciliação que beneficia a toda sociedade, pois além de promover a ordem social, desafoga o poder judiciário, disse o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad.
Nacionalmente, o número de audiências agendadas para o Dia Nacional da Conciliação já chega a 60 mil. Participaram do mutirão todos os segmentos da Justiça, em 550 cidades, envolvendo o trabalho de 15 mil pessoas, entre magistrados e servidores, que abrem as portas dos tribunais neste dia - feriado na Justiça - especialmente para buscar a conciliação entre as partes. O Dia Nacional da Conciliação é parte das atividades do Movimento pela Conciliação, de iniciativa do CNJ com o apoio de órgãos do Judiciário, associações de magistrados e outras entidades. O objetivo é difundir a idéia da busca por acordos, de maneira a encontrar soluções para demandas judiciais, evitando a longa tramitação processual. Atualmente, o País registra índice de acordos entre 30% e 35%. Em países desenvolvidos, este índice é de 70% ou mais.