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Certificado digital apresenta vantagens que advogados precisam conhecer

15/12/2011 14:48 | PJe

       Não é novidade que a cada ano que passa a justiça brasileira se moderniza e Mato Grosso pode ser considerado um dos Estados que está à frente desse projeto, cuja pretensão principal é tornar mais célere o andamento processual, gerar economia para o Judiciário, e garantir aos advogados e jurisdicionados menos desgastes durante seu trâmite.

       Contudo, é primordial que os operadores do direito acompanhem esse processo de transformação, pois o Processo Judicial Eletrônico (PJe) já começa a fazer parte da rotina de trabalho de cada profissional.
 
       E para que possam desempenhar seus trabalhos, os advogados deverão adquirir o certificado digital, que nada mais é que uma credencial que identifica uma pessoa física ou empresa na internet. Ele permite que seu titular assine qualquer tipo de documento e realize transações eletrônicas com segurança, rapidez e validade jurídica, retirando a obrigatoriedade da presença física. No exercício da advocacia, isso representa a eliminação da tramitação presencial.
 
       Ao mesmo tempo, a certificação digital tornou-se uma das principais aliadas para o aumento imediato da produtividade por meio da otimização de processos e diminuição da burocracia com a eliminação de papéis, além de reduzir custos, tempo e espaço físico para arquivamento. Tudo isso sem falar da organização e facilidade para encontrar qualquer documento.
 
Segurança - Por outro lado, alguns cuidados com o certificado digital devem ser levados em consideração como, por exemplo, nunca emprestá-lo para terceiros. Ele tem validade jurídica, é pessoal e intransferível e deve ser usado somente pelo titular, sem contar que deve ser guardado em local seguro.
 
       Para adquirir o certificado digital basta estar regularmente inscrito na OAB/MT, acessar o site www.acoab.com.br e seguir as orientações. O passo a passo é simples, ou seja, basta escolher o tipo de produto; preencher corretamente o formulário com seus dados pessoais; escolher a opção de pagamento (cartão ou boleto); e selecionar o ponto de atendimento mais próximo, agendar um horário para entrega da documentação e retirada do certificado digital.
 
       Outras dúvidas sobre o certificado digital podem ser esclarecidas clicando aqui.
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 



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