O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, recebeu moção de aplauso aprovada pela Assembléia Legislativa pelo lançamento da campanha de combate a corrupção eleitoral, centrada principalmente contra a compra de votos. A proposta foi apresentada pela deputada Vera Araújo (PT) e votada por unanimidade. A moção é extensiva ao Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), que atua em conjunto com a Ordem nessa campanha desde o ano de 2000.
"É uma moção que nos trás mais estímulo para continuar cumprindo e fazendo cumprir o papel institucional e histórico da Ordem dos Advogados, qual seja, a de que tenhamos uma democracia forte no Brasil. E democracia forte somente com eleições limpas, em que esteja presente todas as manifestações da sociedade, sem interferência do poder econômico" frisou, o presidente da OAB.
Ao justificar o encaminhamento da moção de aplauso, a deputada Vera Araújo explicou que a compra de votos representa prática nefasta, resultante sobretudo da falta de um sistema de ensino público que fundamente no cidadão a importância do voto?.
Faiad disse que a Ordem dos Advogados pretende atuar de forma dura e intransigente nesse processo eleitoral. Ele ressaltou que as eleições para presidente, senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores estão sendo marcadas por inúmeras denúncias e acusações. "Vamos estar atentos, vigilantes porque esta é talvez as eleições mais importantes do pós redemocratização do Brasil" frisou.