04/10/2013 10:05 | Rondonópolis
Foto da Notícia: Conquistas para a advocacia são destacadas na abertura 2º Colégio de Presidentes da OAB/MT

Foto: Assessoria de Imprensa OAB/MT

O presidente da Seccional, Maurício Aude, apontou as conquistas da advocacia mato-grossense alcançadas com a união de todos os órgãos que compõem a Ordem, Comissões, conselheiros e 29 subseções na abertura do 2º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/MT e de Delegados da Caixa de Assistência dos Advogados, na noite desta quinta-feira (3 de outubro). “Em dez meses tivemos muitos serviços ampliados, foram instaladas antenas para transmissão de cursos pela Escola Superior de Advocacia, oferecidas pós-graduações em Juína e Juara e ano que vem haverá em Rondonópolis e em Sinop”, destacou.

img

Maurício Aude sublinhou o trabalho que vem sendo feito pelo TED no julgamento rápido dos processos ético-disciplinares; do Tribunal de Defesa das Prerrogativas na luta pelos direitos no exercício profissional, citando o recente desagravo realizado em Pontes e Lacerda; as ações em face de aviltamentos de honorários por grandes escritórios, cuja proposta de atuação mais contundente foi apresentada por ele aos presidentes das Seccionais em recente Colégio e que foi inserida na Carta de João Pessoa.

img
    “Tivemos também uma conquista histórica que foram as férias da advocacia pedidas pela OAB/MT e acatadas pelo Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho que suspenderam os prazos de 20 de dezembro deste ano a 20 de janeiro de 2014. Os advogados terão um mês para curtir a família e reorganizar seu escritório. Atuamos também na reversão do provimento da Corregedoria-Geral da Justiça que autorizou cartórios a realizarem conciliações. Levamos o fato ao Conselho Federal que buscou a suspensão junto ao CNJ. São apenas alguns exemplos de que a nossa união deixará um legado para a advocacia e a sociedade”, consignou Maurício Aude.

Compuseram a mesa de honra o presidente da OAB/MT, Maurício Aude, a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira, o secretário-geral, Daniel Teixeira, o secretário-geral adjunto, Ulisses Rabaneda dos Santos, o diretor tesoureiro, Cleverson de Figueiredo Pintel, presidente da OAB/Rondonópolis, Ronaldo Batista Alves Pinto, o presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, João Batista Beneti, o delegado da CAAMT em Rondonópolis, Cleiton Nunes, a integrante do conselho curador da ESA/MT, Ana Lúcia Ricarte, além dos conselheiros federais Duílio Piato e José Antônio Guilhen; o corregedor-geral da OAB/MT, Luiz Carlos Rezende;  além de autoridades locais.

Ronaldo Batista deu as boas vindas e elogiou a presença maciça de advogados de subseções distantes do sul do Estado. Já o presidente da CAA/MT apresentou um breve balanço dos benefícios concedidos aos advogados por meio de convênios nas mais diversas áreas com destaque para o mais recente, com a Afemat que alcançará os profissionais de Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Alto Araguaia e Cuiabá, onde a Associação possui clubes e estrutura de hotel de trânsito. “Os advogados e advogadas poderão fazer o translado por essas cidades pagando diárias muito inferiores ao mercado local, ou seja, cerca de 30 a 45 reais a diária”, exemplificou Leonardo Campos.

Homenagens

Foram homenageados os 15 ex-presidentes da 1ª Subseção da OAB de Rondonópolis. A solenidade também marca as comemorações dos 80 anos da Seccional e a adesão ao Outubro Rosa, programa mundial de prevenção ao câncer de mama. Os ex-presidentes que receberam homenagens da Subseção de Rondonópolis foram:

José Clemente Mendanha
Candemar Cecílio Vitório