Até o final do ano, todos os fóruns e tribunais existentes em Mato Grosso "seja estadual, federal, trabalhista ou eleitoral" vão dispor de uma sala para recepcionar e atender os advogados nas suas necessidades. A garantia foi dada nesta sexta-feira pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, Francisco Faiad, ao presidir a solenidade de inauguração do espaço da advocacia na cidade de Paranatinga, no médio-leste de Mato Grosso. A tarde, em Primavera do Leste, também foi inaugurada a sala da OAB na sede da Justiça do Trabalho, com a presença de centenas de advogados.
Faiad informou que a Seccional da OAB esta fazendo um amplo levantamento em todas as comarcas do Estado para conhecer a real necessidade de disponibilizar equipamentos para dar suporte aos advogados em seu trabalho. Ele salientou que a gestão do desembargador Jose Ferreira Leite a frente do Tribunal de Justiça foram implantadas, em ritmo acelerado, 38 novas comarcas. "Nosso objetivo é fazer com que todos os fóruns disponham de uma estrutura leve e eficiente" salientou.
Em seu discurso, o presidente da OAB em Mato Grosso voltou a enfatizar os princípios que norteiam a distribuição da Justiça. "Conforme assim determinou a Constituição Federal, o advogado é parte desse complexo judiciãrio. E não abrimos mão de ajudar na administração da Justiça porque temos orgulho de sermos parte integrante" ele ressaltou, ao agradecer o apoio do juiz Fernando Marques Sales, diretor do Fórum de Paranatinga, para instalação da Sala do Advogado.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso, João Vicente Scaravelli, informou que na medida do possível a nova Sala dos Advogados será dotada de coleções básicas de obras jurídicas, que serão disponibilizadas através da Livraria do Advogado. "O que vale aqui não é apenas e tão somente o espaço físico, mas a representatividade da Ordem e da classe" acrescentou Faiad.
O vice-presidente da Subseção da OAB, Cid Holleben, disse que a inauguração da Sala do Advogado no Fórum de Paranatinga é uma luta antiga e que a data desta sexta-feira entra para a história de vitória da classe. "Estou aqui há 21 anos e esse foi sempre o nosso grande sonho. Falei com o presidente Faiad e ele não mediu esforços para constituir este espaço" ele afirmou.