A forma de pesquisar jurisprudência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso via internet vai ser modificada para seguir o padrão já adotado pelos Tribunais Superiores do país, entre eles, o STF e o STJ e os Tribunais do Trabalho e Militar. A medida foi anunciada hoje (21/02) pelo juiz auxiliar da presidência do TJ, Aristeu Dias Batista Vilela, ao informar que Mato Grosso aderiu ao sistema padronizado de pesquisas durante o encontro que avaliou o assunto em Brasília, no último dia 17 de fevereiro.
Segundo o juiz auxiliar, que representou o presidente do Tribunal de Justiça no encontro, as alterações no âmbito do judiciário mato-grossense para a padronização de consulta da jurisprudência estadual já começaram e a previsão é a de que no próximo mês a ferramenta esteja disponível no portal do TJMT (www.tj.mt.gov.br). Aristeu Vilela acrescentou que a decisão de aderir à uniformização da ferramenta de pesquisa vai facilitar para os usuários da internet, pois todos os portais e sites do Poder Judiciário brasileiro terão o mesmo sistema de pesquisa.
Ele falou ainda que "posteriormente o objetivo será a divulgação das jurisprudências em uma única página na internet de todos os Tribunais facilitando, com isso, a prestação jurisdicional".