Cerca de 5 mil profissionais do Direito - magistrados, advogados, juízes, representantes de instituições públicas e privadas, professores e estudantes - discutem, a partir de hoje, os desafios da democracia, o atual momento político do país, cidadania participativa e questões referentes à profissão de advogado. Os temas fazem parte da programação da 19ª Conferência Nacional dos Advogados, aberta oficialmente ontem (25), no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis.
A instalação efetiva dos trabalhos, ocorre nesta segunda-feira (26), às 8 horas, com palestra do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busatto. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, e o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, também participam da cerimônia.
Às 11 horas, o mexicano Diego Valadés, do Instituto de Investigações Jurídicas da Universidade Nacional Autônoma do México, faz conferência magna sobre os problemas constitucionais da governabilidade. Com o tema central "República, poder e cidadania", o encontro vai até quinta-feira (29), com a realização de 40 painéis e três conferências.