Já está ä disposição de todos os advogados de Mato Grosso, o sistema de previdência privada mais segura do país. A afirmação é do diretor administrativo da OABPREV, Roberto Dias Perecini, ao ressaltar as vantagens do plano para os Delegados de Subseções da Ordem dos Advogados Seccional, Mato Grosso (OAB-MT), em evento promovido pela Caixa de Assistência da categoria, ocorrido em Cuiabá. De acordo com ele, mesmo tendo a expectativa de procura pelo plano, em 1º de julho, os advogados devem se informar com os delegados de subseções de suas cidades com objetivo de aderirem ao fundo.
As explicações de Roberto Dias chamaram atenção pelo motivo de o plano não ter fins lucrativos a exemplo do que ocorre com as propostas feitas pela rede bancária. "Não somos uma instituição financeira. Por isso, não visamos lucros", disse.
Segundo Roberto Dias, o objetivo é possibilitar o acesso à complementação da aposentadoria de todos os advogados da Seccional Mato Grosso. Atualmente, cerca de oito institutos de previdência dão assistência aos advogados a um custo super elevado, sem contar com os planos privados bancários, que sugam ao máximo o dinheiro dos contribuintes. É o caso do HSBC que cobra taxa de performance, administração e de carregamento, todas embutidas nas propostas de convênios e que não são transparentes com o objetivo de serem revertidas para os bancos.
Roberto Dias ressaltou, por exemplo, as taxas de administração de um dos bancos brasileiros que cobra de 1,5% a até 3% ao ano, pela manutenção do fundo. O antigo IASAMINAS, extinto com a entrada da OABPREV por força da lei da previdência, cobrava um valor ameno. A OBPREV cobra taxa de menor valor do mercado, repassa todos os recursos para os associados quando atinge 100% e garante o pagamento da aposentadoria aos familiares do titular. "A OABPREV paga acima dos rendimentos de 100%", afirmou Roberto ao lembrar, que no final de 35 anos de contribuição, o advogado terá aplicado mais de 1 milhão de reais. Por outro lado, ele assegurou a tranquilidade das contribuições oferecidas pelo mercado. "Damos as mesmas tranquilidades dos bancos, mas com o diferencial de não visarmos lucros, repassar todos os benefícios as dependentes e com as menores taxas ao ano", afirmou.
Dados da OABPREV mostram, que a política econômica do Brasil, não oferecem riscos. O que confirma, a adesão dos advogados de Minas Gerais, onde a OABPREV tem 6,7 mil associados. Ainda de acordo com os números, o fundo totaliza 18 mil associados no Brasil existentes em 15 estados. "A lei que fiscalizam os fundos dos bancos é a mesma utilizada pela OABPREV", concluiu Roberto.