O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, lamentou nesta segunda-feira a morte do advogado e ativista político Edgard Nogueira Borges, 69, ocorrida domingo último. Segundo Faiad, Nogueira Borges foi uma das mais importantes figuras da luta pela redemocratização do Brasil e é parte integrante da história política de Mato Grosso. "Edgar sempre quis um Brasil livre e democrático. E conseguiu ver seus sonhos realizados" salientou Faiad. Borges esteve em todos os grandes movimentos políticos do país e do Estado.
Borges foi um árduo defensor das liberdades democráticas ideais preconizados pela OAB. O ativista político fez parte da Revolta dos Sargentos, em 1962. Ele foi eleito para ocupar o cargo de vereador em São Paulo, mas acabou sendo impedido de assumir a vaga, ao lado de outro sargento militar, Aimoré Zoch Cavalheiro, que concorreu a deputado estadual.
Em 1964, Nogueira Borges insurgiu-se contra o golpe militar. E desde então passou a lutar pela queda dos militares do poder. Ele foi um dos primeiros em Mato Grosso a trabalhar pela organização política partidária para a redemocratização nacional. "Conheci Edgar como uma das figuras mais proeminentes do MDB, um verdadeiro ideólogo do partido, articulador nato e figura importante no cenário político de então" lembrou.
Vítima de um infarto fulminante, Edgar faleceu na madrugada deste domingo. Ele está sendo velado na funerária Santa Rita. O sepultamento aconteceu nesta segunda-feira, às 9 horas, no cemitério Bom Jesus de Cuiabá.