O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, informou aos advogados de Jaciara que a comarca deverá ser uma das primeiras a receber a Vara do Trabalho em Mato Grosso. Ele disse que todos os procedimentos estão adequados e que só está dependendo da mobilização da classe. Ele informou que a implantação da vara só não aconteceu porque está faltando um local apropriado.
Ao todo, 18 varas trabalhistas serão instaladas em Mato Grosso. Francisco Faiad informou que a Justiça do Trabalho dispõe de recursos para serem investidos na aquisição de materia_2009l e equipamentos e também para a contratação e treinamento de mão-de-obra. "Tudo está na dependência de se conseguir um espaço físico" disse. Essa ação poderá ser feita junto ao Poder Público Municipal.
Ao conversar com os advogados, Faiad destacou a importância da efetivação de uma vara trabalhista para a cidade e para os próprios advogados. Ele explicou que o movimento deverá dobrar nos escritórios e para os profissionais. Além disso, a Vara Trabalhista irá ajudar a alavancar a própria economia do município. "E o que é mais importante: o cidadão, o trabalhador, terá muito mais agilidade nas suas respostas" frisou.