PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 23ª SUBSEÇÃO DE CAMPO VERDE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Comitê do Desarmamento define novas estratégias de ação

20/01/2005 14:53 | Mobilização

    Os membros do Comitê do Desarmamento em Mato Grosso estiveram reunidos na noite de ontem, a partir das 19h, no plenário da OAB-MT, para deliberar as próximas ações do movimento no Estado.

    O presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-MT, Hélio Udson Ramos, representante da entidade no comitê, destacou como principais pontos positivos do encontro a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Prefeitura de Cuiabá como novos parceiros na campanha pelo desarmamento no Estado.

    A OAB-MT também somará novos esforços para mobilizar a sociedade na entrega de armas de fogo. As 27 subseções da seccional estarão auxiliando a divulgar a campanha nacional em seus respectivos municípios. Já a PRF estará colaborando, através de seus vários postos espalhados pelo interior do Estado, no recolhimento das armas.

    De acordo com o advogado Hélio Udson, a parceria favorece aqueles que desejam entregar sua arma de fogo, mas que moram distantes dos postos de coleta, centralizados em Cuiabá.

    Entre as próximas ações deliberadas na reunião está a intensificação da campanha nos dia do Carnaval. O trabalho será feito por meio da distribuição de panfletos da campanha, destacando a importância do desarmamento, nos locais de maior circulação de foliões, a exemplo os bairros Pedra 90, Parque Cuiabá e no Grande CPA, com seus tradicionais carnavais de rua.

    A mesma estratégia será adotada no período de festa em municípios da Baixada Cuiabana, também conhecida pelo grande número de foliões que atrai: Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

    Participam do Comitê do Desarmamento em Mato Grosso a OAB-MT, Polícias Civil, Militar e Federal, Bombeiros, Secretarias Estaduais de Saúde, de Comunicação, de Educação e de Trabalho, Emprego e Cidadania, Federação Mato-grossense de Associações de Bairro, Igreja Católica, Assembleia de Deus, entre outras entidades.

 

Resultados

    O Comitê do Desarmamento em Mato Grosso, através de suas ações, têm colhido resultados significativos no Estado. De acordo com estatísticas da Polícia Federal em Mato Grosso, até o dia 5 de dezembro de 2004, o Dia D do Desarmamento no Estado, 2.251 armas de fogo já haviam sido apreendidas. As estatísticas revelam que o número de armas recolhidas até o dia 18 de janeiro (terça-feira) saltou para 3.137.

    O Dia D "5 de dezembro" representou o ápice do trabalho de mobilização e conscientização do comitê no Estado. Na data, 53 armas de fogo foram entregues no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Entre as diversas armas foi recolhido um fuzil HK, armamento considerado pesado e bastante utilizado em assaltos. Além disso, 442 munições de vários calibres foram coletadas.

    As crianças também participaram do evento. Cerca de 300 delas entregaram armas de brinquedo e receberam o certificado ?Sou da Paz?, um dos ícones da campanha.

     A Campanha Nacional do Desarmamento seguirá com o recolhimento das armas até o dia 23 de junho de 2005.


WhatsApp