A vaga do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil no Tribunal de Justiça de Mato Grosso é disputada até o momento por três advogados. Renato Gomes Nery, Maria Helena Gargaglione Póvoas e Mauro Paulo Galera Mari já manifestaram, por meio de ofício junto à OAB-MT, o interesse em ocupar o cargo.
Os dois primeiros candidatos já foram presidentes da seccional da OAB. Gomes Nery esteve à frente da gestão 1989-1991, enquanto Maria Helena presidiu duas gestões consecutivas, de 1993 a 1997.
Maria Helena, Gomes Nery e Mauro Paulo Galera Mari estão inscritos na OAB-MT sob os números 2700, 2051 e 3056, respectivamente. As inscrições para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça iniciaram no dia 6 de janeiro de 2005 e se estenderão até o dia 26 do mesmo mês, conforme as normas estabelecidas durante reunião do conselho da OAB-MT.
Após análise do curriculum de todos os candidatos, uma lista sêxtupla, selecionada pelos membros do conselho, será encaminhada ao TJ. De lá a lista reduzida para três nomes seguirá às mãos do governador Blairo Maggi, que escolherá o novo desembargador do Estado.
Ao todo, dez novos desembargadores ingressarão no Tribunal de Justiça, sendo oito já escolhidos pelo próprio Pleno do TJ e dois assegurados pelo quinto constitucional do Ministério Público e da OAB. Quanto ao MP, o processo seletivo já foi finalizado com a escolha do ex-procurador Guiomar Teodoro Borges, divulgada na sexta-feira pelo governador Blairo Maggi.