Em pouco mais de seis meses, quase 500 advogados passaram por treinamentos e qualificação em cursos promovidos pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso. O resumo das atividades da escola foi apresentado nesta sexta-feira durante realização do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB, em Barra do Garças. No encontro, a ESA começou a planejar sua atuação para 2005.
Criada em 1990, a Escola Superior de Advocacia foi implantada de fato a partir da atual gestão. A escola começou a trabalhar efetivamente em maio deste ano. A maior preocupação foi implantar cursos que permitissem levar novos conhecimentos e atualizações para os advogados no interior. Nesse sentido, o trabalho teve resultados. Nessa primeira fase de implantação da ESA, 383 advogados do interior participaram dos diversos cursos realizados.
"A exemplo da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social, da Comissão do Jovem Advogado e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, a ESA é mais uma das ações que prometemos em campanha e já está cumprida" disse Francisco Faiad. Ele lembrou ainda que a federalização do Exame de Ordem, também proposto, vai acontecer a partir do ano que vem.
Para 2005, a Escola Superior já tem programado alguns eventos. Entre eles, palestras sobre Sociedade de Advogados, Valorização da Advocacia e Direito Agrário. "São vários cursos de atualização importantes que vamos realizar" informou Antônia Ledil Guimarães, coordenadora da ESA.